Por: Sidney Araujo
Foto Destaque: Reuters
De acordo com a ABC News, que é um veículo de imprensa dos EUA, a força aérea de Israel lançou um ataque contra o Irã na noite desta quinta (18). O veículo, que citou um militar oficial norte-americano em sua reportagem, afirmou que mísseis israelenses atingiram os iranianos. A CNN, que é outro canal de notícias importante na América do Norte, confirmou que os ataques aconteceram.
Já a Reuters, que é uma agência de notícias conhecida mundialmente, disse que o sistema de defesa aérea iraniana foi ativada na província de Isfahan, que fica a 340 quilômetros da capital Teerã.
Veja o momento em que TV do Irǎ anuncia que “barulhos altos” foram ouvidos em Isfahan.
Oficiais do governo dos EUA confirmaram à ABC News e à CNN que Israel atacou alvos em território iraniano.
(Via: @SamPancher) pic.twitter.com/FEtKN744nQ
— Metrópoles (@Metropoles) April 19, 2024
(Reprodução/Metrópoles/@SamPancher)
Irã ameaça revidar qualquer tipo de contra-ataque israelita
Dentro do Irã, a agência de informações do governo conhecida como Fars acrescentou que o sistema foi ativado por suspeita da presença de um drone israelense no espaço aéreo do país. Além disso, voos foram cancelados em várias cidades, inclusive em Teerã, segundo a imprensa local.
Uma emissora de TV iraniana informou que não houve explosões em solo e que em Isfahan as instalações nucleares não foram atingidas. Mais cedo, o General Ahmad Haq Talab, chefe do Corpo de Proteção e Segurança Nuclear, afirmou que Teerã poderia mudar sua doutrina e políticas nucleares e também atacar as instalações nucleares de Israel no caso de um ataque de Tel Aviv aos centros atômicos do Irã.
“Se o regime sionista decidir tomar medidas contra as nossas instalações nucleares, certamente enfrentará a nossa reação”, disse o general Haqtalab nesta última quinta (18), antes dos ataques israelitas.
Vale destacar que a cidade de Isfahan, que teria sido atacado pelos mísseis israelitas, é o maior centro de pesquisas e produções nucleares dos iranianos e uma das regiões mais populosas do país.
Rodapé: até as últimas atualizações desta matéria, que foi postada às 0h20 (horário de Brasília) desta sexta (19), tanto Israel como Irã não se pronunciaram oficialmente e nem confirmaram as informações a imprensa norte-americana e iraniana. Houve o acionamento de sirenes, por volta das 23h45, na região norte israelita, mas ainda não há confirmação se essa ação tem relação com os possíveis ataques ao Irã.