Por: Redação
Foto: Urihi Associação Yanomami/Divulgação
Nesta terça-feira (23), Indígenas locais renderam e capturaram 12 garimpeiros que estavam operando ilegalmente na Terra Indígena Yanomami, em Roraima. Os invasores foram entregues a agentes da Força Nacional, conforme relatado pela Urihi Associação Yanomami.
A motivação por trás da ação foi a preocupação com a contaminação da água por mercúrio, um sério problema ambiental causado pela atividade de garimpo ilegal. A Urihi Associação Yanomami enfatizou em uma nota a importância de proteger o meio ambiente e os recursos naturais da região.
Em nota, o Ministério dos Povos Indígenas (MPI) confirmou que o grupo de garimpeiros, composto por dez homens e duas mulheres, será encaminhado para a sede da Polícia Federal em Boa Vista, através de uma aeronave.
O MPI também destacou os esforços contínuos para combater o garimpo ilegal na região. Desde o final de fevereiro, foram realizadas 442 operações, resultando na destruição de 75 acampamentos, bem como de equipamentos de extração, combustíveis e meios de transporte.