Dilma se reúne com presidentes da Rússia e da África do Sul para “tratar de expansão do banco dos Brics”

Facebook
Twitter
Pinterest
LinkedIn
Tumblr
WhatsApp

De acordo com comunicado da presidente do Novo Banco de Desenvolvimento, conhecido como banco dos Brics, a instituição não está considerando empréstimos à Putin em meio às sanções ocidentais

 

A presidente do Novo Banco de Desenvolvimento (NDB), Dilma Rousseff, confirmou sua reunião nesta quarta-feira (26) com os presidentes da Rússia e de países africanos, mas ressaltou que o chamado “banco dos Brics” não vai ajudar a Rússia a fazer frente às sanções ocidentais.

Ela havia assegurado que o banco cumpriria suas obrigações com “todos os membros fundadores, incluindo a Rússia”, quando recebeu em maio o primeiro-ministro russo, Mikhail Mishustin. Mas, segundo fontes em Xangai, a China bloqueou esse movimento para evitar que o banco se tornasse alvo das sanções americanas e europeias.

“O NDB reiterou que não está considerando novos projetos na Rússia e opera em conformidade com as restrições aplicáveis nos mercados financeiros e de capitais internacionais”, afirma nota à imprensa publicada por Dilma em sua página no X, o antigo Twitter. “Quaisquer especulações sobre tal assunto são infundadas.”

Dilma acrescenta que foi a São Petersburgo discutir com os presidentes russo, Vladimir Putin, e sul-africano, Cyril Ramaphosa, a próxima cúpula dos Brics, que será realizada entre 22 e 24 de agosto em Johannesburgo, África do Sul.

Ela diz ainda vai tratar da expansão do NDB “e outros assuntos”. E que vai se reunir também com governantes de outros países africanos, que estão na cidade russa para uma cúpula com Putin nesta quinta e sexta-feira.

O presidente russo não poderá comparecer à cúpula dos Brics, porque foi avisado por Ramaphosa que seria preso, em cumprimento ao mandado do Tribunal Penal Internacional, por causa do rapto e deportação forçada de crianças ucranianas para a Rússia e Belarus.

Além de Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul, os sócios originais, o banco acolheu Bangladesh, Egito e Emirados Árabes Unidos. Pela declaração de Dilma, a instituição deve continuar expandindo. Fala-se na entrada de Argentina, Venezuela, Arábia Saudita, Irã e Argélia.

Um dos temas principais da cúpula Rússia-África é a saída russa do acordo de grãos. A decisão de Putin, anunciada na semana passada, interrompeu o fornecimento de trigo da Rússia e da Ucrânia para os países africanos, que são muito dependentes do cereal exportado por ambos. Desde dezembro de 2021, a Rússia bloqueia o Mar Negro, por onde a Ucrânia escoava seus produtos.

Putin prometeu dar trigo de graça para os africanos se necessário, para aplacar a frustração de tradicionais aliados, que têm se abstido ou votado contra resoluções da ONU condenando a invasão da Ucrânia.

O outro tema importante são as consequências do motim promovido pelo grupo mercenário russo Wagner. O grupo é contratado por vários países africanos para defendê-los de grupos armados insurgentes, sobretudo jihadistas. Nesta quarta-feira mesmo, a guarda presidencial do Níger promoveu um golpe de Estado. O país enfrenta duas rebeliões jihadistas simultaneamente.

Putin, que selou um acordo com o dono do Wagner, Yevgeny Prigozhin, deve assegurar que nada muda nas operações do grupo na África. Elas são fonte de receitas milionárias não só para Prigozhin, mas para o próprio Putin, e garantem uma forte projeção da Rússia sobre o continente africano.

FONTE: CNN BRASIL

Noticias Relecionadas

Carreta com excesso de peso causa transtorno em Senador Canedo

Veículo com mais que o dobro do limite permitido travou o trânsito por oito horas Um motorista foi autuado nesta

Goiás abre mais de 7 mil vagas para programa de aluguel social

Famílias de 15 municípios podem se inscrever até 30 de julho pelo site da Agehab O Governo de Goiás abriu

Gracyanne Barbosa rebate críticas por frequentar igreja: “Meu encontro com Deus é motivo de paz

Após batismo em culto de Pablo Marçal, ex-BBB relata julgamentos e diz que seguirá firme em sua fé A musa

Correios atendem aposentados sobre descontos indevidos no INSS

Em um mês, 1,3 milhão de beneficiários procuraram as agências para esclarecer cobranças não autorizadas Desde o fim de maio,

Megaoperação bloqueia R$ 127 milhões de suspeitos de fraudar transporte de gado em Goiás e mais quatro estados

Polícia Civil cumpre mandados em oito cidades goianas e também no DF, Tocantins, Mato Grosso e São Paulo. Grupo teria

WhatsApp deixará de funcionar em celulares antigos a partir desta terça

Aplicativo vai encerrar suporte para aparelhos com versões antigas do Android e iOS; veja se o seu está na lista

Murilo Huff obtém guarda provisória do filho com Marília Mendonça

Decisão da Justiça foi tomada após audiência sem acordo com Dona Ruth, avó materna de Léo Murilo Huff conseguiu na

Marcos Leonardo brilha, Al-Hilal elimina o City e pega o Fluminense no Mundial

Brasileiro decide na prorrogação e garante vitória heroica por 4 a 3 contra os ingleses; semifinal será na sexta-feira, em

Ipasgo Saúde lança novo aplicativo para facilitar o acesso dos beneficiários

Ferramenta reúne carteirinha digital, rede credenciada com geolocalização, agendamento de consultas, dados financeiros e atualizações cadastrais. O aplicativo anterior será

Governo brasileiro autoriza nova autópsia no corpo de Juliana Marins a pedido da família

Imagens de drone que mostram Juliana se mexendo após a queda levantaram dúvidas sobre a causa da morte apontada na

Romaria do Divino Pai Eterno reúne mais de 1,6 milhão de fiéis nos primeiros dias em Trindade

Evento religioso registra crescimento de 20% no público em relação ao ano passado e reforça tradição de fé na Capital

Fluminense elimina a Inter de Milão e avança no Mundial de Clubes da Fifa

Time carioca abre o placar aos 3 minutos, resiste à pressão italiana e garante vitória histórica nos acréscimos O Fluminense