Por: Redação
Foto Destaque: Reprodução
Um caso publicado recentemente pela revista científica “American Journal of Case Reports” chamou a atenção de médicos de todo o mundo. De acordo com o artigo, os gêmeos siameses que sofrem de uma condição raríssima compartilham três pernas, quatro braços e apenas um pênis, além de usarem a mesma bexiga, reto e intestino.
Nascidos em 2018, os meninos da Indonésia sofrem de um fenômeno chamado Ischiopagus Tripus, com um caso acontecendo a cada dois milhões de nascimentos. O caso é comparado ao das famosas gêmeas siamesas Ganga e Jamuna Mondal, da Índia.
O que mais intriga é que as probabilidades de sobrevivência à gestação e ao nascimento são consideradas baixas, mas os gêmeos conseguiram superar as expectativas, mesmo tendo que permanecer deitados durante três anos.
Ainda segundo a informação da revista, que foi reproduzido pelo “Jornal Extra” do Brasil, uma equipe de cirurgiões conseguiu realizar uma delicada operação para amputar a terceira perna e estabilizar os quadris, fazendo com que eles pudessem se sentar.
Diversos médicos acreditam que um dos meninos tinha um rim subdesenvolvido, enquanto o seu irmão tinha apenas um. Apesar das dificuldades e da desconfiança de haver algum problema hereditário, os siameses têm dois irmãos mais velhos em uma família que é considerada saudável.
A mão, inclusive, chegou a dizer que não teve complicações na gravidez. Apesar da cirurgia que deu aos gêmeos a oportunidade de sentar-se, os especialistas não têm planos para separá-los.
O caso é considerado tão raro que, segundo as estatísticas, ocorre um em 50 a 200 mil nascidos vivos após um único óvulo fertilizado se dividir em dois indivíduos.