Por: Redação
Foto Destaque: Reprodução
A Polícia Civil do Rio Grande do Sul cumpriu, na última sexta (24), um mandado de busca na cobertura de luxo em Balneário Camboriú, em Santa Catarina. O local é habitado por um adolescente de 16 anos que está sendo investigado por promover falsas vaquinhas virtuais que seriam destinadas aos desabrigados pelas chuvas no estado gaúcho.
De acordo com a polícia, o jovem é suspeito de administrar diversos sites falsos que ofereciam produtos por valores abaixo do mercado. Além do adolescente, que não chegou a ser apreendido, outras duas pessoas estão sendo investigadas por estelionato e lavagem de dinheiro.
Em entrevista ao programa Fantástico, da TV Globo, o delegado Eibert Moreira, responsável pelo caso, explicou o caso. “O nosso investigado, ele refere que há uma movimentação tranquila de R$ 2 milhões por dia vinculados a esses golpes em todo o Brasil”.
A polícia do Rio Grande do Sul vem promovendo operações em combate aos golpes que se promovem com a falsa ideia de ajudar as pessoas afetadas pela tragédia no estado. Em alguns casos, os golpistas chegam a usar a inteligência artificial para clonar o rosto e a voz de personalidades famosas e aplicar golpes.
A voz do empresário Luciano Hang, dono das lojas Havan, foi utilizada para divulgar vídeos com promoções de valores abaixo do mercado. Além disso, também utilizaram o rosto de Luciano em um outro vídeo que pede dinheiro para as vítimas do Rio Grande do Sul.
Confira um dos vídeos falsos!
Ver essa foto no Instagram