O presidente Luiz Inácio Lula da Silva se encontra nesta segunda-feira (7) com o presidente da COP28, o sultão Ahmed Al Jaber, que também comanda a estatal petroleira dos Emirados Árabes Unidos, a National Oil Company.
A reunião está prevista para ocorrer às 18h em Belém, que sedia nesta semana o encontro de presidentes dos países amazônicos na Cúpula da Amazônia.
O sultão também é ministro da Indústria e Tecnologia do seu país, além de enviado climático dos Emirados Árabes Unidos.
Al Jaber, porém, é entusiasta do setor petroquímico. O anúncio de que ele seria o presidente da COP28 em janeiro gerou polêmica, já que ambientalistas debatem em todo o mundo um modelo de transição energética de combustíveis fósseis para outros ambientalmente sustentáveis.
Tanto que há pressão dos Estados Unidos e da Europa para que ele deixe o posto na COP.
Em maio, parlamentares do Congresso norte-americano e do Parlamento europeu enviaram uma carta ao presidente dos EUA, Joe Biden, à presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen, e às Nações Unidas.
No documento, o grupo diz ter “profunda preocupação” de que os poluidores do setor privado possam “exercer influência indevida” nas negociações climáticas da COP28, que ocorre neste ano em Dubai.
Em janeiro o sultão defendeu limitar o aumento global das temperaturas a 1,5 ºC “sem retardar o crescimento econômico”.
Lula chega a Belém no começo da tarde vindo de Santarém, onde cumpre agenda com o governador do Pará, Helder Barbalho.
Em Belém, Lula também se reúne com a Secretária-Geral da Organização do Tratado de Cooperação Amazônica (OTCA), María Alexandra Moreira López.
Fonte: CNN BRASIL