Um levantamento divulgado pela Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores (Fenabrave) revelou os modelos mais vendidos no primeiro semestre de 2023.
Entre janeiro e junho deste ano, os brasileiros compraram 934.519 unidades, divididas entre carros e comerciais leves zero km. O número é 9,76% acima do registrado no mesmo período de 2022, quando foram adquiridas 851.386 unidades.
Olhando apenas para o primeiro grupo, o total de emplacamentos entre janeiro e junho de 2023 foi de 733.442 unidades, alta de 7,37% ante as 683.129 vendas do primeiro semestre do ano passado.
Nesse segmento, o líder foi o Chevrolet Ônix, que foi o modelo escolhido de 44.110 brasileiros.
Entre os veículos comerciais leves, o número de vendas subiu 19,51% este semestre em relação ao mesmo período do ano passado. Este ano, o acumulado até junho de saídas da categoria foi de 201.077 unidades, contra 168.257 em 2022.
Entre as marcas, a Chevrolet foi a mais vendida entre os veículos de passeio, com 121.088 unidades emplacadas no semestre.
Confira os 10 carros mais vendidos do primeiro semestre
- 1º – Chevrolet Ônix (GM): R$ 83.512,00
- 2º – Volkswagen Polo: R$ 79.400,00
- 3º – Chevrolet Ônix Plus (GM): R$ 95.619,00
- 4º – Hyundai HB20: R$ 82.982,00
- 5º – Volkswagen T-Cross: R$ 140.521,00
- 6º – Fiat Argo: R$ 75.010,00
- 7º – Fiat Mobi: R$ 62.653,00
- 8º – Jeep Compass: R$ 192.119,00
- 9º – Hyundai Creta: R$ 114.010,00
- 10º – Chevrolet Tracker (GM): R$ 126.177,00
*Preços com base na tabela Fipe de agosto de 2023
Programa de descontos ajudou o setor
O programa de descontos em carros, anunciado em junho deste ano, colaborou para o aumento nas vendas do setor de automóveis.
No mês, as vendas de carros, comerciais leves, caminhões e ônibus cresceram 7,39% na comparação com maio, somando 189.528 unidades, segundo dados da Fenabrave.
Na comparação com o mesmo mês de 2022, as vendas de veículos fecharam o mês com um aumento de 6,46%, conforme divulgou a entidade.
Já o acumulado dos primeiros seis meses do ano ficou em 998.270 unidades, alta de 8,76% em relação ao primeiro semestre de 2022.
O programa de incentivos terminou no dia 7 de julho. No entanto, algumas montadoras decidiram manter as reduções de preços até o final dos estoques nas concessionárias.
FONTE: CNN BRASIL