Eros Nedu se apresenta em escolas e espaços culturais de Goiânia com a performance Desenhança, seguida de oficina voltada ao público infanto-juvenil. Performance e oficina fazem parte do projeto “Imaginário do gesto”, realizado com o apoio institucional do Município de Goiânia, através da Lei Municipal de Incentivo à Cultura
Por: Redação
Foto Destaque: Divulgação
Um espaço cênico feito de papel branco. Um caderno e uma fita, em cor amarelo e gizes de cera de diferentes cores. É com esses materiais que o intérprete-criador Eros Nedu – estudante da Licenciatura em Dança da UFG e do curso Técnico em Dança Contemporânea da EFG Basileu França – se apresenta na performance “Desenhança”, que foi concebida em uma disciplina de processo criativo na faculdade, sob a orientação da professora, bailarina e coreógrafa Alex Rosa.
A performance estreou no Seminário de Dança da UFG, em janeiro de 2023, e foi apresentada no Festival de Artes da Cidade de Goiás, em setembro do mesmo ano. E a partir da aprovação do projeto “Imaginário do gesto” na Lei Municipal de Incentivo à Cultura de Goiânia, ganhou o impulso que faltava para circular em escolas e espaços culturais da cidade, sendo adaptada para também proporcionar uma oficina de desenho e dança às crianças, adolescentes e adultos que participam das apresentações.
Neste mês de junho, com o apoio da Lei Municipal, “Desenhança” foi apresentada gratuitamente no CMEIs Morada do Sol e Village Atalaia, no CEPI Juvenal José Pedroso e no Centro Educacional Bilíngue de Surdos de Goiânia, alcançando o público infanto-juvenil que reside em bairros de diferentes regiões da capital. E agora, no fim do mês, será apresentada também em espaços culturais do centro da cidade.
No segundo semestre, com apoio da Lei Paulo Gustavo – Governo de Goiás, “Desenhança” circulará também por municípios da região nordeste de Goiás, apresentando-se em escolas públicas de Flores de Goiás, São Domingos e Cavalcante, além de alcançar o público idoso de Goiânia e pessoas do espectro autista em Aparecida de Goiânia.
“Pensamos em criar uma ação artística que envolvesse o público presente e que pudesse ser compartilhada com pessoas de todas as idades, estimulando a livre expressão corporal e o desejo de brincar, resgatando a criança que vive em cada um de nós”, explica Eros. “O encontro com as pessoas que participam de Desenhança tem sido muito feliz e transformador”, complementa.
Além do intérprete-criador, Eros Nedu, integram a equipe de “Desenhança” Alex Rosa, que assina a direção cênica e a supervisão pedagógica das oficinas, Thayline Muniz e Samantha Echely, monitoras das oficinas e assistentes de produção, e Carlos Cipriano, responsável pela produção do projeto.
Domingo (30/6) tem “Desenhança” no Mutirama
Neste domingo, 30 de junho, o projeto “Imaginário do gesto” vai acontecer no Parque Mutirama, no centro da cidade. A performance “Desenhança”, seguida de oficina, acontece no Espaço Kids & Família, a partir das 14 horas. A participação do público é gratuita e aberta a crianças, adolescentes, jovens e adultos de todas as idades, interessados em viver uma experiência artística e lúdica. Além disso, pais e filhos podem participar juntos dessa experiência. Recomenda-se o uso de meias e roupas confortáveis. Estão todos, todas e todes convidados!
Serviço:
Desenhança no Parque Mutirama (Espaço Kids & Família)
Data: 30 de junho (domingo) Horário: 14 horas
Entrada franca
Contato: (62) 99900-9236 – Instagram: @erosnedu