Por: Redação
Foto Destaque: Rodrigo Estrela/Divulgação
A Prefeitura de Aparecida de Goiânia, via Secretaria Municipal de Saúde (SMS), em parceria com o programa nacional Saúde na Estrada Ipiranga e a Polícia Rodoviária Federal (PRF), realiza, nestas quinta e sexta-feira, 4 e 5 de julho, das 8h às 17h, vacinação para adultos e testagens rápidas para identificação de Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs) em dois postos de combustíveis situados na BR 153. A expectativa da organização do evento é a de atender a 1000 pessoas.
Neste primeiro dia das atividades, as ações estão sendo feitas no Centro Automotivo Bandeirantes (Setor Granjas Reunidas Nossa Senhora de Lourdes), e, amanhã, 5, no Posto Talismã (Jardim Rio Grande). Em ambos, os serviços são prestados na carreta símbolo do programa, que tem estrutura de dois andares em cerca de 110m² com teto levadiço, climatizada, moderna e adequada para atendimento ao público.
Vacinação, testagens e atendimentos diversos
A iniciativa faz parte do Programa Saúde na Estrada, realizado pela Ipiranga há 17 anos para oferecer atendimentos de saúde aos motoristas, especialmente caminhoneiros, e à comunidade local. Durante os dois dias, profissionais da SMS com o apoio de professores e estudantes do curso Técnico em Enfermagem do Instituto Ana Neri vão atualizar o cartão de vacinação dos interessados e realizar testes rápidos para diagnosticar Hepatites B e C, Sífilis e HIV.
Todas as vacinas do calendário adulto estão disponíveis, bem como as contra a gripe e covid-19, numa sala exclusiva de imunização com câmara para conservação, transporte e manipulação dos imunizantes.
Além desses atendimentos, a carreta da Saúde também oferece aferição de temperatura corporal, batimentos cardíacos, oximetria, pressão arterial, nível de açúcar no sangue (glicemia), acuidade visual e balanças de bioimpedância para avaliar a composição corporal, estimando a massa magra, gordura e água total do organismo, dentre outros dados.
No local há também distribuição de preservativos masculinos e femininos, e, no segundo andar da carreta, uma área de treinamento com 16 lugares e sistemas de áudio e vídeo, bem como o Espaço Zen com cadeiras de massagem automáticas.
Evento aberto à população
Na abertura dos trabalhos, a superintendente de Vigilância em Saúde da SMS, Vânia Camargo, destacou que a iniciativa é gratuita, aberta à toda a população, e visa facilitar, principalmente, o acesso dos motoristas às vacinas e aos testes rápidos essenciais para a prevenção de doenças. Para receber os atendimentos, as pessoas devem apenas apresentar os documentos pessoais (RG e CPF).
“É muito importante facilitar o acesso da população e cumprir as metas estabelecidas pelo Programa Nacional de Imunizações (PNI) na vacinação das pessoas. Por isso participamos dessa parceria há muitos anos, isso reflete nossa preocupação com os caminhoneiros, nosso foco principal nessa atividade e que muitas vezes não costumam estar atentos à própria saúde. Além disso, aqui também abrangemos a comunidade local, viajantes que param no posto e profissionais do setor de combustíveis. Todos devem aproveitar essa oportunidade”, frisou a superintendente.
Coordenador do Saúde na Estrada Ipiranga há 17 anos, desde o início do programa, Ronnie Bressiani contou que tem percorrido o Brasil com o evento e que Aparecida de Goiânia sempre está na rota das atividades. “Aqui temos parcerias já consolidadas, como com a Secretaria de Saúde, e escolhemos os 140 locais que atuamos no País por serem de grande concentração de caminhões. Esse trecho da BR 153 de Aparecida é um corredor logístico brasileiro muito importante e certamente vamos cumprir ou talvez superar a expectativa de atender mil pessoas em dois dias”.
Oportunidade fundamental para a saúde
Nesta quinta, um dos primeiros a ser atendidos na carreta foi o feirante José Benedito Siqueira, morador do Parque Atalaia. Ele trafegava pela BR quando viu a movimentação, parou para se informar e resolveu participar. “Isso aqui é importante, já viajei muito tempo e não tinha esses eventos. Eu via muitos acidentes, às vezes por alcoolismo, drogas, e quem está na estrada tem que se cuidar. Porque a gente se lembra do caminhão e esquece da saúde, né? ”, argumentou ele.
Para o motorista de aplicativo Francisco Renailton, morador do Setor Expansul, eventos desse tipo em postos de gasolina são muito úteis. Ele disse que estava abastecendo a moto quando um funcionário o chamou para pegar um brinde e conhecer os serviços oferecidos: “Aí eu vi que era uma coisa legal e resolvi aproveitar. Tenho 29 anos e nunca tive problema de saúde, nunca passei mal, agora vou checar se continuo bem, se preciso de algum tratamento.”
Satisfeito com os atendimentos recebidos na carreta, o caminhoneiro Elismar Nunes da Silva, de Goiânia, comemorou: “Tudo aqui é muito bom, a gente não tem tempo com esse trabalho de estar no caminhão de procurar um lugar para fazer essa prevenção. E eu tenho o costume de só ir num posto de saúde quando estou mal mesmo, então é ótimo estar aqui, é rápido e confortável.”