O deputado federal Rubens Otoni (PT) esteve na Câmara de Anápolis nesta terça-feira, 15, para falar sobre a possibilidade de a cidade receber um campus da Universidade Federal de Goiás (UFG). O parlamentar se reuniu com o presidente Domingos Paula (PV) e outros vereadores e depois discursou na tribuna.
“Temos o desafio de atrairmos para a cidade os investimentos de um campus da Universidade Federal de Goiás. É importante ressaltar que hoje temos uma iniciativa importante, que é a presença da UFG aqui na cidade a partir de um convênio com a Prefeitura de Anápolis, onde o deputado estadual Antônio Gomide teve participação importante, que são na área de cursos de especialização”, iniciou o parlamentar.
São cursos de pós-graduação latu senso: Especialização em Cidades Inteligentes e Economia Circular, Especialização em Segurança em Redes e Sistemas e Especialização em Tecnologias Analíticas e Processos Aplicados à Indústria.
Segundo Otoni, ao levar o debate à Câmara Municipal, é possível envolver a comunidade através dos representantes que são os vereadores. A ideia, segundo o deputado, é trazer toda a estrutura para Anápolis, com salas de aula e laboratórios, que abrigariam cursos de graduação, de pós-graduação, de mestrado e de doutorado. Ele informou que também teria encontro com o prefeito Roberto Naves (PP) para tratar do assunto.
Otoni informou que teve uma agenda com o ministro Camilo Santana (Educação), que informou de um planejamento do governo federal para expansão dos campi das universidades federais em todo o Brasil. Um estudo está sendo feito para que se alcance essa ampliação, dando “mais oportunidade de ensino superior público, gratuito e de qualidade para a população”.
“O ministro me informou que o caminho é o diálogo inicial com a própria UFG. E eu tomei a iniciativa de conversar com a reitoria, que me confirmou que tem estudos de ampliação, com vistas de instalação de campus em Porangatu e na Cidade Ocidental. Eu disse a eles que estávamos no propósito de atrairmos um campus para a cidade de Anápolis também”, explicou Otoni.
“Eles ponderaram que aqui já tinha o curso de especialização, mas eu disse que queremos uma estrutura maior. Eles me disseram que isso é possível ser colocado na pauta. A partir do nosso pedido eles incluíram no estudo preliminar e interno a cidade de Anápolis como uma possibilidade dessa expansão”, completou o deputado.
Segundo Rubens Otoni sua visita à Câmara é motivada por essa questão. “É importante, além da influência política, uma necessária mobilização da comunidade para que ela manifeste interesse e disposição para atrair investimento. É do meu desejo iniciar essa movimentação, dialogando com as entidades da nossa cidade”.
O parlamentar frisou a importância de um campus em Anápolis, devido à vocação empresarial da cidade. “A retaguarda intelectual é fundamental para se seguir com a nossa competitividade. Precisamos de cursos na área de logística, por exemplo”.