CAS anula processo e Gabigol volta a ficar suspenso, afirma site

Por: Redação

Foto Destaque: Reprodução

O atacante Gabigol, do Flamengo, segue vivendo um drama com a justiça esportiva. Segundo o GE, a Corte Arbitral do Esporte (CAS) anulou o processo do jogador por falha na intimação à União Federal nesta terça (16). Dessa forma, o julgamento precisa ser reiniciado e o efeito suspensivo que o atleta havia conseguido está anulado e ele volta a ficar suspenso até abril de 2025.

Vale destacar que no dia 25 de março, Gabigol pegou dois anos de suspensão por tentativa de fraude em um exame antidoping, em julgamento no Tribunal de Justiça Desportiva Antidopagem (TJD-AD).

Pela previsão do regulamento do órgão, a pena começou a valer em 8 de abril de 2023, quando foi realizada a coleta de exames no CT. Pouco mais de um mês depois, no dia 30 de abril, a defesa de Gabriel Barbosa conseguiu o efeito suspensivo no CAS.

O julgamento presencial, na Suíça, foi adiado em junho por um pedido da União Federal, que é parte do processo. Segundo o GE, o órgão alegou que não foi devidamente notificado e, dessa forma, não indicou um árbitro para o julgamento. A União solicitou o adiamento do julgamento, e o CAS acatou.

Dessa forma, dando continuidade no caso, o CAS anulou o processo como um todo e o caso volta à estaca zero e, inclusive, fez o jogador perder o efeito suspensivo que conseguiu. Para voltar a ter condições de atuar, a defesa de Gabigol deve entrar com um novo pedido e, só depois, ocorrerá um novo julgamento.

O julgamento no CAS funciona da seguinte forma: três árbitros participam do julgamento da peça: um indicado pela defesa de Gabigol, outro indicado pela ABCD (Autoridade Brasileira de Controle de Dopagem, órgão da União) e outro pelo CAS, que é considerado o presidente da mesa.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *