Por: Bianca Teixeira Nascimento
Foto: Xande Manso
Diante do grave risco de incêndios florestais, agravado pela seca antecipada, a Prefeitura de Senador Canedo, em parceria com o Ministério Público e órgãos como AMMA, SEINFRA, SEPLAN e Corpo de Bombeiros, intensificou as ações de prevenção. Em recente vistoria ao Distrito Industrial, equipes técnicas identificaram áreas de risco e implementaram medidas imediatas.
Considerando a gravidade da situação, o Estado de Goiás decretou estado de emergência ambiental por 120 dias, autorizando a aquisição de equipamentos, contratação de pessoal e a suspensão do uso do fogo em vegetação.
Antecipando-se a essa medida, a Agência Municipal de Meio Ambiente (AMMA) já havia iniciado os trabalhos de roçagem e monitoramento das áreas próximas às indústrias. Após a vistoria, decidiu-se ampliar essa ação para toda a área ao redor das unidades industriais, visando evitar a propagação do fogo.
Além da roçagem, a Prefeitura de Senador Canedo promoverá a “Oficina para Prevenção e Técnicas de Combate a Incêndios Florestais”, nos dias 5 e 12 de agosto, no auditório do Paço Municipal. Com carga horária total de 16 horas, a oficina abordará temas como, consequências dos incêndios florestais e queimadas para a sociedade e o meio ambiente, alternativas de produção agrícola sem o uso do fogo em áreas rurais, segurança no trabalho, comportamento do fogo, equipamentos e ferramentas para combate a incêndios, combate terrestre com assopradores e outros.
A oficina será ministrada por especialistas do IBAMA e tem como objetivo capacitar brigadistas, servidores da Agência Municipal de Meio Ambiente e Defesa Civil, lideranças comunitárias, agricultores e produtores rurais.
O objetivo principal dessas ações é minimizar os impactos ambientais e socioeconômicos causados pelos incêndios, que podem resultar em perdas significativas para a fauna, flora e propriedades.