Rokubet

STF considera obrigatória implementação do juiz das garantias

Facebook
Twitter
Pinterest
LinkedIn
Tumblr
WhatsApp

Tribunal fixou prazo de 12 meses, prorrogáveis por mais 12, para que os estados, o Distrito Federal e a União definam o formato em suas respectivas esferas.

O Supremo Tribunal Federal (STF) decidiu, nesta quarta-feira (23), que a alteração no Código de Processo Penal (CPP) que instituiu o juiz das garantias é constitucional. Ficou estabelecido que a regra é de aplicação obrigatória, mas cabe aos estados, o Distrito Federal e a União definir o formato em suas respectivas esferas.

Prazo

A decisão, em quatro Ações Diretas de Inconstitucionalidade (ADIs 6298, 6299, 6300 e 6305), dá prazo de 12 meses, prorrogáveis por outros 12, para que leis e regulamentos dos tribunais sejam alterados para permitir a implementação do novo sistema a partir de diretrizes fixadas pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ). O prazo começa a contar a partir da publicação da ata do julgamento.

Norma de processo penal

Para o colegiado, as regras, introduzidas pelo Pacote Anticrime (Lei 13964/2019), são uma opção legítima do Congresso Nacional visando assegurar a imparcialidade no sistema de persecução penal. O entendimento foi de que, como a norma é de processo penal, não há violação do poder de auto-organização dos tribunais, pois apenas a União tem competência para propor leis sobre o tema.

Competência até a denúncia

De acordo com as novas regras, o juiz das garantias deverá atuar apenas na fase do inquérito policial e será responsável pelo controle da legalidade da investigação criminal e pela salvaguarda dos direitos individuais dos investigados. A partir do oferecimento da denúncia, a competência passa a ser do juiz da instrução.

Áreas de atuação

Também houve consenso no sentido de que o juiz das garantias não atuará nos casos de competência do Tribunal do Júri e de violência doméstica. Contudo, deverá atuar nos processos criminais no âmbito da Justiça Eleitoral.

Imprensa

Também foi mantida a regra que proíbe as autoridades penais de fazer acordos com órgãos de imprensa para divulgar operações. Nesse ponto, o colegiado considerou que a divulgação de informações sobre prisões e sobre a identidade do preso pelas autoridades policiais, pelo Ministério Público e pelo Judiciário deve seguir as normas constitucionais para assegurar a efetividade da persecução penal, o direito à informação e a dignidade da pessoa.

Critérios objetivos

O Tribunal também entendeu que a investidura do juiz das garantias deve seguir as normas de organização judiciária de cada esfera da Justiça, observando critérios objetivos a serem periodicamente divulgados pelos tribunais.

Direito penal sério

Primeiro a votar nesta tarde, o ministro Luís Roberto Barroso afirmou que a opção pelo juiz das garantias foi uma decisão legítima do Congresso Nacional e destacou a necessidade de que o país tenha um direito penal sério e moderado. Segundo o ministro, o sistema atual é duríssimo com os pobres e “extremamente manso com a criminalidade dos ricos, do colarinho branco, inclusive com a apropriação privada do Estado”.

Aperfeiçoamento

No mesmo sentido, a ministra Cármen Lúcia considera que a escolha do Legislativo, embora não vá resolver todos os problemas do sistema de persecução penal, é benéfica, pois busca uma solução para seu aperfeiçoamento.

Integridade do sistema de justiça

Para o ministro Gilmar Mendes, a criação do juiz das garantias foi uma das manifestações da classe política em defesa da democracia brasileira, ao assegurar mecanismos de imparcialidade do magistrado criminal e favorecer a paridade de armas, a presunção de inocência e o controle da legalidade dos atos investigativos invasivos. Ele entende que essa sistemática contribui para maior integridade do sistema de justiça.

Imparcialidade

A ministra Rosa Weber, presidente do STF, afirmou que o direito ao juiz imparcial é uma garantia prevista na Constituição Federal e em convenções internacionais das quais o Brasil é signatário. Segundo a presidente, a obrigação do Estado passa pela criação de normas para inibir a atuação do magistrado em situações que comprometam ou aparentem comprometer sua imparcialidade.

Em razão do grande número de dispositivos legais examinados, o resultado do julgamento será proclamado no início da sessão desta quinta-feira (24).

Noticias Relecionadas

Leilão da Caixa tem 148 imóveis disponíveis em Goiás com lances a partir de R$ 74 mil

Descontos chegam a 40% e participação é online; casas, apartamentos e imóveis comerciais estão disponíveis em 17 cidades A Caixa

MEC divulga datas do Enem 2025; provas serão aplicadas em novembro

Inscrições ocorrem entre 26 de maio e 6 de junho; exame é porta de entrada para universidades federais da Zona

Falso PM é preso em Goiânia após usar farda para comer de graça e atrair mulheres

Homem de 27 anos mantinha acervo completo de uniformes táticos e simulava operações para enganar civis Um homem de 27

Lula responsabiliza governo Bolsonaro por fraude no INSS e promete investigação sem “pirotecnia”

Presidente admite demora na apuração, defende profundidade nas investigações e cobra ressarcimento completo aos aposentados prejudicados Em declaração neste sábado

Governo de Goiás abre inscrições para barraquinhas no Arraiá do Bem 2025

Edital publicado nesta sexta-feira (9/5) seleciona interessados em vender produtos na Vila Gastronômica do Arraiá do Bem. Propostas devem contemplar

Papa Leão XIV revela por que escolheu nome inspirado em encíclica histórica

Novo pontífice afirma que Igreja deve enfrentar desafios da inteligência artificial com base na doutrina social católica O Papa Leão

Perillo afunda PSDB e afasta principais lideranças da sigla

Governador do Rio Grande do Sul migra para o PSD e se soma a onda de debandadas que esvaziam o

Filha trans de Elon Musk chama a atenção ao aparecer longe da “sombra” do pai

Por: Sidney Araujo Foto Destaque: Reprodução/Instagram Brigada com Elon Musk, Vivian Wilson acabou chamando a atenção ao aparecer durante uma

Influencer afirma que mãe teve relação com o Papa Leão XIV

Por: Sidney Araujo Foto Destaque: Reprodução Um vídeo muito inusitado envolvendo o Papa Leão XIV acabou viralizando no Tiktok. Nele,

Paquistão acusa Índia de lançar mísseis e cresce termo de guerra entre potências nucleares

Por: Sidney Araujo Foto Destaque: Reprodução O Paquistão afirmou que a Índia disparou mísseis contra três bases aéreas na madrugada

Avó e neta são atacadas por pit bull em Caiapônia: Veja o vídeo

Policiais pularam o muro da casa para resgatar as vítimas; cão foi morto durante a ação Uma mulher de 46

Estudante de 14 anos é morta por colega dentro de escola particular em Uberaba-MG

Autor do crime usou uma tesoura e fugiu após o ataque Uma estudante de 14 anos, do 9º ano do