FICCO/GO e Polícia Penal desarticulam rede de apoio externo a presos em Goiás
Por: Alex Alves
Foto: Divulgação/PF
A Força Integrada de Combate ao Crime Organizado do Estado de Goiás (FICCO/GO) e a Polícia Penal de Goiás deflagraram na manhã desta quarta-feira (31/7) a operação Columbia Livia, com o objetivo de reprimir atividades criminosas de indivíduos encarcerados que contavam com uma rede de apoio externo de suas parceiras e de uma advogada.
Os policiais da FICCO/GO estão cumprindo 14 mandados judiciais, incluindo 4 de prisão preventiva, 3 de prisão temporária e 7 de busca e apreensão nas cidades de Trindade, Águas Lindas de Goiás, Anápolis, Senador Canedo e Goiânia. Além disso, foi determinado o sequestro de um imóvel avaliado em R$ 1,5 milhão.
As investigações, iniciadas em março deste ano, revelaram que uma advogada estava facilitando a comunicação de presos com o exterior, utilizando bilhetes, cartas e até anotações no corpo para transmitir e receber mensagens relacionadas a atividades criminosas. Entre as informações repassadas, estavam dívidas de presos envolvidos com tráfico de drogas, negociações de quantidades de entorpecentes com indivíduos em liberdade e ocultação de patrimônio.
A FICCO/GO é composta pela Polícia Federal (PF), Polícia Civil (PCGO), Polícia Militar (PMGO), Polícia Penal (PPGO), Polícia Rodoviária Federal (PRF) e Secretaria Nacional de Políticas Penais (SENAPPEN), com foco na repressão a ações de grupos criminosos no Estado de Goiás.