Por: Redação
Foto: Reprodução/Luiza Moraes/COB
Ana Patrícia e Duda escreveram uma nova página na história do esporte brasileiro ao conquistar o ouro no vôlei de praia nas Olimpíadas de Paris. Em uma partida marcada por reviravoltas, as brasileiras superaram a dupla canadense Brandie e Melissa por 2 sets a 1, com parciais de 26/24, 12/21 e 15/10, quebrando um jejum de 28 anos sem ouro para o Brasil na modalidade.
O confronto começou com as canadenses dominando o jogo e abrindo uma vantagem de seis pontos. No entanto, Ana Patrícia e Duda se recuperaram com garra, virando o primeiro set após uma intensa disputa ponto a ponto. A vitória da parcial foi garantida com um toque sutil de Duda, fechando em 26 a 24.
Na segunda parcial, as canadenses reagiram, aproveitando a instabilidade das brasileiras, e venceram com folga por 21 a 12. Mas, no tie-break, Ana Patrícia e Duda mostraram por que são a dupla número 1 do mundo. Com concentração e foco, abriram vantagem e, mesmo diante da pressão, mantiveram a calma para fechar o set decisivo em 15 a 10.
Além de consagrarem-se campeãs olímpicas, Ana Patrícia e Duda trouxeram de volta a glória do ouro ao vôlei de praia feminino brasileiro, feito que não acontecia desde as Olimpíadas de Atlanta em 1996, quando Jaqueline Silva e Sandra Pires subiram ao lugar mais alto do pódio.