Por: Sidney Araujo
Foto Destaque: Reprodução
A disputa eleitoral pela prefeitura de Senador Canedo começou de forma oficial na última sexta-feira (16). Na largada, três nomes acabam se destacando como os principais: o atual prefeito Fernando Pellozo (União Brasil), Divino Lemes (PSDB) e Izaura Cardoso (PSD).
Mas apesar de as campanhas terem iniciado apenas nesta última semana, as movimentações políticas na cidade já vêm acontecendo há meses e cada candidato adotou uma estratégia distinta para tentar conversar com todos os eleitores.
E isso acaba sendo importante, visto que, de acordo com o último censo demográfico de 2022, entre as cidades com mais de 100 mil habitantes, Senador Canedo foi a que teve o maior crescimento populacional de todo o Brasil. Segundo o IBGE, a cidade localizada na Região Metropolitana de Goiânia tem 155.635 mil pessoas, o que representa um aumento de mais de 85% em comparação com o censo de 2010.
Com mais pessoas para serem convencidas, maior é a necessidade de conseguir diversificar a linguagem na comunicação, adotar certa cautela, conseguir bons apoios e deixar claro todas as propostas. Vejamos como estão vindo os candidatos!
O atual prefeito Fernando Pellozo (União Brasil)
O atual prefeito Fernando Pellozo, por exemplo, vem explorando o apoio que recebeu do governador Ronaldo Caiado, sendo o seu principal trunfo nessa corrida eleitoral. Só para se ter ideia, um último levantamento da Instituto Gazeta de Pesquisas acabou revelando que quase 50% dos eleitores de Senador Canedo votariam em um candidato a prefeito indicado por Caiado.
Além da imagem positiva do governador de Goiás, Pellozo também vem adotando a ideia de “mostrar serviço”, com o foco no acabamento dos projetos públicos realizados na cidade, como hospitais, creches, moradias e outros. Mas para além das obras que já foram entregues, que devem ser focadas durante toda a campanha do atual prefeito, certas melhorias e novas instalações também devem ser trabalhadas.
Ao lado da sua vice, a empresária Salma Bahia, Pellozo lançou o seu Plano de Governo na última segunda-feira (12). De acordo com o projeto da chapa “Vamos Avançar Mais”, que tem mais de 43 páginas, as principais propostas do atual prefeito são: garantia de direitos e acesso a serviços essenciais; infraestrutura e transformação digital e modernização da gestão.
Dentre os compromissos a serem realizados entre 2025 a 2028, o principal está firmado na conclusão do Hospital e Maternidade Municipal de Senador Canedo. O projeto, que vem sendo usado como uma ‘carta na manga’ de Pellozo, conta com a ideia de ter leitos de UTI neonatal, adulto e pediátrica, centros cirúrgicos, laboratórios e centro de exames de alta complexidade.
Ver essa foto no Instagram
Divino Lemes (PSDB)
Outro nome muito bem avaliado nas pesquisas é o de Divino Lemes, candidato do PSDB. Ex-prefeito da cidade, ele lançou oficialmente a sua campanha nesta última sexta (16). Diferente de Pellozo, Divino vem trabalhando na ideia de ‘nostalgia’, tentando fazer com que os moradores, principalmente os mais antigos, consigam lembrar dos seus feitos realizados durante os quatro mandatos no qual esteve à frente da prefeitura de Senador Canedo.
Nas redes sociais, o ex-prefeito deixou a mensagem de que uma nova caminhada está começando. “Com trabalho, honestidade e muita fé em Deus, vamos trazer Senador Canedo de volta aos canedenses. Conto com todos vocês!”, disse.
Ao longo de toda a sua pré-campanha, Divino tem batido em teclas como ‘jeito raiz’ e do ‘resgate das origens’, o que acaba deixando claro esse objetivo de “trazer de volta o orgulho de viver na cidade” no qual, de acordo com a sua estratégia política, foi perdido com o tempo.
Estando ao lado da sua vice Vanessa Farias, a chapa “Canedo Voltará aos Canedenses” promete ações que possam atender às necessidades da população da cidade. Além de ‘bater’ na atual gestão e tentar mostrar certo ‘abandono’, alguns assuntos devem ser explorados nessa campanha, com as questões relacionadas a água, educação e saúde pública sendo as principais.
Ver essa foto no Instagram
Izaura Cardoso (PSD)
Empresária e esposa de Vanderlan Cardoso – ex-prefeito de Senador Canedo e atual senador da república pelo estado de Goiás-, Izaura Cardoso iniciou a sua campanha de forma oficial no último sábado (17), com uma grande caminhada no centro da cidade. Ao lado do seu vice Isaías, a ex-primeira dama do município visitou o comércio local e conversou com os moradores.
Diferente dos seus concorrentes que tiveram a oportunidade de estar à frente na gestão da cidade, Izaura, que é a suplente do senador Wilder Morais, vem tentando trabalhar com a ideia do ‘novo’, que vem das suas ações sociais realizadas na cidade, mas aliado ao ‘resgate’ – da experiência acumulada do seu marido Vanderlan Cardoso, ex-prefeito de Senador Canedo.
Essa imagem atrelada ao seu companheiro, inclusive, pode ser considerada positiva para alguns, mas também pode se tornar um certo problema. Um exemplo disso está em uma pesquisa divulgada recentemente pelo Instituto Gazeta de Pesquisas, que revelou que 42% dos eleitores de Senador Canedo não votariam em um candidato a prefeito apoiado por Vanderlan. Porém, quase 38% com certeza votariam em um nome endossado pelo senador.
Portanto, um dos objetivos da chapa está em conseguir atrelar o nome de Izaura ao de Vanderlan com o intuito de trazer popularidade, mas se atentar para não promover certa dependência da chapa ao senador. Presidente do PSD Mulher em Goiás, ela também vem trabalhando ao longo de toda a sua pré-campanha com um discurso de proximidade às famílias. Para alguns aliados, trazer esse foco junto aos projetos e ações sociais serão determinantes na corrida para a prefeitura.
Ver essa foto no Instagram