Desoneração: governo vai discutir programa de ajuda a municípios, diz líder no Congresso

Facebook
Twitter
Pinterest
LinkedIn
Tumblr
WhatsApp

Segundo o senador Randolfe Rodrigues (sem partido-AP), a reunião vai tratar do assunto que deve ocorrer nesta segunda-feira (4)

O governo federal vai discutir nesta semana um programa de ajuda a prefeituras que tiveram “queda acentuada” no Fundo de Participação dos Municípios (FPM), segundo o líder do governo no Congresso, senador Randolfe Rodrigues (sem partido-AP).

Ele informou que uma reunião para tratar do assunto deve ocorrer nesta segunda-feira (4).

O coordenador do GT de Desenvolvimento Regional, Randolfe Rodrigues, durante coletiva

“O governo vai ter uma reunião na segunda-feira, onde vai começar a tratar de um programa, um plano de socorro aos municípios que tiveram uma acentuada queda do seu FPM”, especialmente em junho e julho, declarou.

“O governo está pensando em alternativas para poder socorrer os municípios e o fará”, acrescentou Randolfe.

A iniciativa acontece em meio à tramitação do projeto de lei da desoneração da folha de pagamento a 17 setores da economia, até 2027, no Congresso. Pelo texto aprovado na Câmara dos Deputados, que voltou para a análise do Senado, todas as prefeituras também terão contribuição previdenciária reduzida no período.

O texto original previa que a desoneração seria voltada apenas ao setor privado. Na tramitação no Senado, porém, o projeto foi alterado para permitir a inclusão de municípios com até 142 mil habitantes.

A Câmara ampliou o benefício para todos os municípios. Pelo projeto, a alíquota de contribuição vai variar de 8% a 18%, seguindo o critério com base no Produto Interno Bruto (PIB) per capita.

A liderança da federação PT, PCdoB e PV orientou o voto favorável ao texto da relatora Any Ortiz (Cidadania-RS) na Câmara. Somente a federação Psol-Rede orientou contra.

Mesmo assim, Randolfe Rodrigues demonstrou insatisfação quanto ao conteúdo do texto.

Ele disse que o Senado terá que discutir mais “amiúde” e “detalhadamente” o projeto, em geral. E que a iniciativa da Câmara não é “coerente” com o esforço do governo de arrecadar mais, de segurar os gastos públicos e de meta de déficit zero em 2024.

“O Congresso não pode dar sinal trocado. Não pode falar em esforço fiscal, não pode aprovar medidas importantes para o esforço fiscal do governo, como é o caso do [voto de qualidade do] Carf, e, ao mesmo tempo, ampliar os limites e as possibilidades da desoneração.”

“Não me parece muito adequado e correto nós tratarmos linearmente todos os 5 mil municípios brasileiros”, completou o senador. “Essa é a reflexão que traremos ao debate.”

O projeto da desoneração não deve ser votado nesta semana. Não se descarta que vá direto à votação no plenário do Senado, disse.

Na semana passada, a iniciativa da Câmara também foi criticada pelo deputado petista Lindbergh Farias (RJ).

Ainda quando da aprovação da urgência do projeto na Câmara, ele avaliou que a desoneração prejudica a política econômica do governo federal e criticou a votação acontecer em meio a conversas de uma reforma ministerial da gestão Luiz Inácio Lula da Silva (PT) para abrigar mais partidos na base governista no Congresso.

Noticias Relecionadas

Goiás tem mês mais seguro da década, com homicídios em queda e mais de 200 cidades sem nenhum caso registrado.

Com apenas 54 casos em junho, Estado atinge marca histórica e 213 cidades não têm ocorrências no mês Goiás alcançou

Cresce rejeição ao governo Lula entre deputados federais, aponta pesquisa Quaest

Levantamento da Quaest mostra crescimento da percepção negativa entre os parlamentares; apoio cai e oposição se fortalece A avaliação do

Nova autópsia no Rio tenta esclarecer morte de Juliana Marins após queda em montanha na Indonésia

Com participação da PF e da família, exame pretende detalhar horário do falecimento e possíveis falhas no socorro A Polícia

Sortudo de Goiânia leva sozinho mais de R$ 50 milhões na Mega-Sena

Além do prêmio principal, outros 11 apostadores goianos faturaram valores expressivos por acertarem cinco dezenas A sorte sorriu para um

Discussão em banheiro termina em tragédia após cavalgada em Goiás

Homem é morto com seis tiros pelas costas e amigo sobrevive após ataque a caminho de casa, em Santa Rosa

Entram em vigor novas regras de segurança para chaves Pix

Bancos devem verificar dados com a Receita Federal A partir desta terça-feira (1º), os bancos devem verificar com a Receita

Com dois gols de Guirassy, Borussia Dortmund elimina Monterrey e avança no Mundial

Equipe alemã vence no detalhe e garante confronto com o Real Madrid nas quartas de final Na noite desta terça-feira

Irmão de Marília Mendonça desabafa em lágrimas e implora pelo fim dos ataques

João Gustavo pede respeito em meio à disputa pela guarda de Leo e diz que a mãe está emocionalmente abalada

Real Madrid elimina Juventus com gol solitário e segue vivo no Mundial

Gonzalo García marca mais uma vez e assegura classificação espanhola em partida disputada em Miami O Real Madrid está classificado

Após apelo da família, corpo de Juliana Marins chega ao Brasil

Translado até o Rio é feito pela FAB; exame necroscópico será repetido por decisão judicial A brasileira Juliana Marins, que

Operação Compra Fantasma: Polícia investiga grupo suspeito de enganar empresas com pedidos falsos

Criminosos teriam manipulado sistemas e forjado documentos para aplicar golpes que somam mais de R$ 230 mil A Polícia Civil

Namorada de jovem que matou a família no RJ também planejava assassinar os pais, diz polícia

Adolescente de 15 anos foi apreendida no Mato Grosso após investigação apontar incentivo ao crime e planos em comum com