Por: Redação
Foto Destaque: TSE/Reprodução
O Ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Alexandre de Moraes determinou, na tarde desta sexta (30), que a rede social X – antigo Twitter) seja suspenso em todo o território nacional.
Moraes notificou a Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) para cortar a rede social em até 24h e, a Anatel, já notificou as operadoras. Além disso, empresas como Apple e Google terão até cinco dias para tirar o aplicativo do X de suas lojas online.
Ainda mais, o ministro colocou uma multa diária de R$ 50 mil a qualquer pessoa ou empresa que use qualquer mecanismo de acesso, como os VPNs, para acessar a rede social estando no Brasil. Aplicativos dos chamados ‘VPNs’ também estão sendo retirados das lojas online para evitar que os usuários burlem a medida.
A decisão acontece após a empresa de Elon Musk não obedecer a uma ordem de que a empresa precisava colocar um representante legal no país. Na última quarta (28), Alexandre de Moraes havia dado 24h para que o X atendesse a determinação. Como o prazo acabou às 20h07 da última quinta (29), o ministro resolveu suspender as atividades no X.