“Substituto do Twitter”, aplicativo Bluesky chega a 2 milhões de novos usuários em uma semana

Por: Sidney Araujo

Foto Destaque: Reprodução

Após o bloqueio da rede social X (antigo Twitter) em todo o Brasil por determinação do Ministro da Justiça Alexandre de Moraes, o aplicativo BlueSky vem se tornando o “queridinho” dos brasileiros. Nesta segunda (02), a empresa informou que o número de novos usuários chegou a casa de 2 milhões em apenas uma semana.

Com uma interface e diversas ferramentas parecidas com o X, o BlueSky já se tornou o aplicativo mais baixado do Brasil na atualidade, ultrapassando outras redes sociais, como Facebook, Instagram, WhatsApp e o próprio X.

TWO MILLION new people in the last week! a very warm welcome!

DOIS MILHÕES de pessoas novas na última semana! uma calorosa recepção a todos!

— Bluesky (@bsky.app) Sep 2, 2024 at 16:24

O bloqueio da empresa de Musk e o crescimento do BlueSky

Na noite da última sexta (30), a Anatel cumpriu a determinação de Alexandre de Moraes e notificou todas as operadores para que bloqueassem o acesso ao X em todo o território brasileiro. Isso aconteceu porque a empresa de Elon Musk não ter representantes legais no Brasil, o que é contra lei brasileira.

Além disso, o X também tem diversos problemas judiciais com a justiça do Brasil, chegando a ter multas na casa dos R$ 18 milhões de reais. Para que volte a funcionar normal, a empresa precisa pagar os débitos e colocar um representante legal no país. Porém, o empresário Elon Musk parece não ceder.

Além do escritório do X seguir fechado no Brasil, ele também fez um perfil oficial na rede social dedicado a “mostrar os crimes cometidos pelo juiz Alexandre de Moraes”.

BlueSky cresce com a ‘queda’ do X no Brasil

E quem não tem nada a ver com isso é justamente o BlueSky (céu azul, em português), que vem se aproveitando para expandir o seu mercado no país. Criada pelo mesmo idealizador do Twitter, Jack Dorsey, a rede social chegou em 2019 como um projeto interno do próprio Twitter. Porém, em 2021 se tornou independente.

Semelhante ao atual “X”, a plataforma permite os usuários que fazem publicações de até 300 caracteres, além de poder publicar e compartilhar fotos, textos e postagens de outros usuários.

Recentemente, A CEO do Bluesky, Jay Graber vem considerando o Brasil como um país importante para a rede. Já que, de acordo com informações da própria plataforma, em apenas cinco dias o português se tornou a língua mais falada do aplicativo, com 75% das interações. Ainda mais, os idealizadores vêm deixando claro que a rede social deve passar por atualizações importantes.

Além de aperfeiçoar a qualidade e a velocidade, já que a plataforma acabou passando por instabilidades devido ao excesso de novos usuários, o BlueSky deve entregar novas funcionalidades. Assim, algumas opções importantes que o X oferece, como Trending Topics, vídeos de até 60 segundos e monetização para criadores de conteúdo.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *