Lula participa de evento de inauguração de BRT Norte-Sul em Goiânia (GO); é a primeira visita desde que assumiu o terceiro mandato como presidente
Por: Redação
Foto Destaque: Divulgação/Governo Federal
Na manhã desta sexta (06), por volta das 11h da manhã, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) desembarcou em Goiânia. Assim, o chefe de estado participou da inauguração do primeiro trecho do BRT Norte-Sul, na Praça da Antiga Estação Ferroviária. A obra foi iniciada em 2015, no governo de Dilma Rousseff e teve investimento de R$ 140 milhões pelo governo federal.
Além disso, ele também fez anúncios de investimentos nos institutos federais no estado. Ao longo do evento, Lula lançou as pedras fundamentais de três novos campi de institutos federais de Cavalcante e de Quirinópolis, do Instituto Federal (IF) de Goiás; e de Porangatu, do IF Goiano.
Leia mais: Governo vai investigar denúncias de assédio contra Silvio Almeida
Lula agradece Daniel Vilela e critica Bolsonaro
Em dado momento do seu discurso, Lula criticou o ex-presidente Jair Bolsonaro, que tem muita popularidade na região. “Estou vindo aqui pela primeira vez e tenho certeza que os anúncios que fizemos aqui em um único dia não foram feitos em quatro anos no governo passado”.
Elevando o tom, o petista disse que daria um prêmio a quem achasse uma única obra feita pelo governo passado em Goiás. Ainda mais, ele explicou que, diferente de Bolsonaro, vem para anunciar investimentos. “Ele vem aqui várias vezes e nem vê a cara de vocês. Porque ele vai nas fazendas dos amigos dele para comer churrasco e o povo de Goiás que se lasque”, complementou.
Sobre Caiado, Lula revelou que a sua relação com o governador goiano é “100% respeitosa”. Na conta oficial no BlueSky, o presidente também agradeceu a presença do vice-governador Daniel Vilela (MDB), que assumiu a chefia do Executivo como governador em exercício. Vale destacar que o governador Ronaldo Caiado (UB) está de férias pela primeira vez, segundo a sua assessoria de imprensa. Porém, ele deve retornar às atividades já na próxima terça-feira (10/09).
Quero agradecer a presença do vice-governador de Goiás, Daniel Vilela, neste evento de inauguração do primeiro trecho do BRT Norte-Sul de Goiânia e pelos anúncios importantes para a educação. Um evento institucional para o povo goiano.
— Lula (@lula.com.br) Sep 6, 2024 at 14:05
Presença de Lula em Goiânia traz mobilizações contra e a favor
Essa é a primeira vez que Lula que visita a capital goiana desde que venceu as eleições de 2022, assumindo assim o seu terceiro mandato como presidente. Recentemente, no mês de julho e em outras duas oportunidades, ele havia cancelado a vinda para Goiás por conta de possíveis hostilidades, mas que oficialmente os cancelamentos foram colocados como “choque de agendas”.
Vale destacar que o petista não é muito popular na capital goiana. Mesmo ficando apenas a 200 km de distância de Brasília, sendo a capital mais próxima do Palácio do Planalto, Lula vem tentando evitar sua passagem pela região.
Na última eleição, por exemplo, o ex-presidente Jair Bolsonaro venceu Lula com facilidade em Goiânia. No primeiro turno, Bolsonaro teve 56,09% e Lula chegou a 33,08%. No segundo turno, a diferença foi ainda maior: 63,95% a 36,05%.