Número de mortos pelas fortes chuvas no Rio Grande do Sul chega aos 21

Facebook
Twitter
Pinterest
LinkedIn
Tumblr
WhatsApp

Atualização no número de vítimas veio após o efetivo do Corpo de Bombeiros localizar 15 mortos no município de Muçum ao vistoriar residências após o temporal

A Defesa Civil do Rio Grande do Sul informou, na tarde desta terça-feira (5), que subiu para 21 o número de mortes por conta das fortes chuvas que atingiram o estado pela passagem de um ciclone extratropical. O total na região Sul chegou a 22, já que uma pessoa morreu em Santa Catarina.

A atualização no número de vítimas veio após o efetivo do Corpo de Bombeiros localizar 15 mortos no município de Muçum ao vistoriar residências após o temporal. Até então, haviam sido confirmadas seis mortes no estado.

Em Estrela, um homem de 58 anos morreu, na manhã desta terça, por conta de uma descarga elétrica enquanto ajudava um vizinho a retirar móveis da casa afetada pela enchente.

Segundo o governador Eduardo Leite (PSDB), em Lajeado, uma mulher morreu durante uma tentativa de resgate no rio Taquari. A corda do helicóptero rompeu durante o resgate, fazendo com que a vítima e um policial militar caíssem na água e fossem levados pela correnteza.

O policial foi resgatado e está ferido em estado grave, mas a senhora não resistiu. Na segunda-feira (4), já haviam sido registradas quatro mortes pelas fortes chuvas no estado.

Para além do Rio Grande do Sul, o Corpo de Combeiros Militar de Santa Catarina (CBMSC) confirmou, nesta terça-feira (5), uma vítima no município catarinense de Jupiá, no oeste do estado.

O Corpo de Bombeiros de SC informou à imprensa, que a equipe da guarnição da cidade de São Lourenço do Oeste foi acionada para atender uma ocorrência de uma árvore de eucalipto que caiu sobre um veículo e matou o condutor. A vítima era um homem adulto, que estava sozinho no carro quando os bombeiros chegaram ao local.

A morte foi constatada por um médico de uma unidade de saúde da cidade e o corpo foi encaminhado para o Instituto Médico Legal (IML) da região.

Em Mato Castelhano, uma pessoa morreu ao tentar atravessar uma área inundada pelo transbordamento de um rio, e foi levada pela correnteza.

Em Passo Fundo, um homem morreu eletrocutado no bairro Cruzeiro. Cerca de 20 residências da cidade tiveram o telhado danificado pela chuva com granizo.

Em Ibiraiaras, duas pessoas morreram após ficarem presas dentro de um veículo ao tentarem atravessar área de transbordamento de um rio e serem levadas pela correnteza.

Em entrevista a imprensa, a meteorologista da Climatempo Maria Clara Sassaki contou que algumas cidades do Rio Grande do Sul registraram, apenas nessa primeira semana, toda a chuva prevista para o mês de setembro.

“Essa grande quantidade de chuva mantém o alerta ao longo dos próximos dias, mesmo que o tempo esteja mais firme, porque a água demora ainda para escoar. Os rios acabam extravasando, provocando novas enchentes, novos deslizamentos”, explicou.

Ciclone se afasta do Sul

O ciclone extratropical que atingiu a região Sul nos últimos dias se afastou, mas a passagem da frente fria associada a ele provoca uma queda acentuada na temperatura na região Sul nesta terça-feira (5), aponta a Climatempo.

A especialista também adiantou que, com o afastamento do ciclone, o tempo firme volta a predominar no Sul e abre espaço para que o ar polar derrube mais ainda as temperaturas na região. Na região da fronteira com o Uruguai e na Campanha Gaúcha, o risco de geada é acentuado.

“Ao longo do dia, o tempo firme vai voltando para o Rio Grande do Sul e o ar polar toma conta da região Sul do país. Agora a gente tem um risco de geada, com temperaturas muito baixas no decorrer dos próximos dias no Sul do país”, relatou.

 

Noticias Relecionadas

Goiás tem a quarta maior alta no emprego do país no 1º trimestre de 2025

Estado também registra queda na informalidade e na taxa de desocupação, aponta IBGE Goiás iniciou 2025 com resultados expressivos no

Mais de 1,3 milhão de beneficiários acionam INSS para recuperar valores descontados indevidamente

Instituto investiga, com apoio da Polícia Federal, atuação fraudulenta de entidades que teriam cobrado mensalidades não autorizadas de aposentados e

Líder do PCC e sucessor de Marcola, Tuta é preso na Bolívia

Operação conjunta entre autoridades brasileiras e bolivianas localiza foragido em Santa Cruz de la Sierra Marcos Roberto de Almeida, conhecido

Importações de frango do Brasil são suspensas por China, UE e Argentina após caso de gripe aviária

Países impõem bloqueio temporário de 60 dias após detecção do vírus no Rio Grande do Sul Nesta sexta-feira (16), três

Ancelotti monta pré-convocação da Seleção e adota sigilo antes da estreia

Técnico italiano opta por não divulgar nomes agora, contrariando decisão anterior da CBF; apresentação oficial será no fim de maio

Mega-Sena sorteia prêmio acumulado de R$ 68 milhões neste sábado

Apostas para o concurso 2.864 podem ser registradas até as 19h, com sorteio marcado para as 20h O concurso 2.864

Vacinação contra a gripe é liberada para toda a população em Senador Canedo

Imunizante está disponível para pessoas a partir de 6 meses em todas as UBSs e neste sábado (17), no Avança

Homem é preso em Jataí com remédios contrabandeados avaliados em R$ 55 mil

Medicamentos para emagrecimento e crescimento capilar foram adquiridos no Paraguai e seriam vendidos em Goiânia e Trindade; suspeito também portava

Goiás amplia vacinação contra gripe para toda a população diante de alta nos casos de H1N1

Estado registra aumento de 26,7% nas síndromes gripais leves e 32% nas internações por SRAG. Cobertura vacinal nos grupos prioritários

Lula fortalece laços com a esquerda e irrita centrão com nova composição ministerial

Cotado para Secretaria-Geral, Guilherme Boulos simboliza avanço da esquerda no governo e alimenta queixas de partidos do centrão por perda

Escola de Samba do Rio é criticada após notícia que Virgínia Fonseca será nova rainha de bateria

Por: Sidney Araujo Foto Destaque: Reprodução/Instagram Uma notícia acabou movimentando as redes sociais nesta sexta (16). De acordo com o

Deputado de Goiás cria projeto de lei para multar pessoas que usam bebê reborn para furar filas

Por: Sidney Araujo Foto Destaque: Reprodução/Redes Sociais O Brasil está discutindo de forma séria uma nova “febre” para lá de