Por: Tatiane Braz
Foto: Divulgação/PCGO
A Polícia Civil de Goiás, através da Delegacia Estadual de Repressão a Crimes Cibernéticos (DERCC), prendeu em flagrante quatro integrantes de uma organização criminosa nesta sexta-feira (13). O grupo operava uma “Central do Golpe” em Goiânia, utilizando técnicas de engenharia social para aplicar o golpe do “novo número”, no qual se passavam por familiares das vítimas alegando estar em uma emergência para solicitar dinheiro.
Durante a investigação, a DERCC identificou movimentações suspeitas na residência dos envolvidos, com pessoas entrando e saindo carregando dinheiro em espécie. A ação policial resultou na apreensão de 21 celulares usados na aplicação dos golpes, 141 chips, uma munição calibre 9mm, cerca de R$ 3 mil em espécie e três cadernos com anotações detalhadas sobre as vítimas e suas informações pessoais. Os cadernos também continham senhas para consultas de dados em bancos como Serasa e SPC, além de e-mails falsos para abertura de contas bancárias.
Os indivíduos presos já possuíam antecedentes criminais por tráfico de drogas e mantinham registros sobre a organização e prestação de contas. Com a prisão em flagrante dos suspeitos, a operação da DERCC desarticulou uma célula ativa dessa organização criminosa, podendo resultar em penas de até 22 anos de reclusão para os envolvidos.