Vacina oral contra Poliomielite será substituída por versão injetável

Ministério da saúde anuncia mudança para garantir maior segurança e eficácia na imunização

Por: Redação

Foto:  Arquivo/Agência Brasil

O Ministério da Saúde anunciou na última sexta-feira (20) que substituirá a vacina oral contra poliomielite (VOP) pela versão injetável, conhecida como vacina inativada poliomielite (VIP). A mudança, que tem como objetivo aumentar a segurança e a eficácia da imunização, deve ser implementada até o dia 4 de novembro, seguindo recomendações científicas e internacionais.

A decisão foi tomada após ampla discussão entre especialistas da comunidade científica e representantes do Conselho Nacional de Secretários de Saúde (Conass), do Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde (Conasems), com apoio da Organização Pan-Americana da Saúde (Opas) e da Organização Mundial da Saúde (OMS). O novo esquema de vacinação prevê quatro doses: aos dois, quatro e seis meses de idade, com um reforço aos 15 meses.

O Ministério da Saúde já começou a retirar as vacinas orais dos postos e autorizou a substituição da dose de reforço pela versão injetável. Embora o método de aplicação esteja sendo modernizado, os pais que já vacinaram seus filhos com a vacina em gotas não precisam se preocupar, pois ambas as versões são igualmente eficazes. A medida visa atualizar o sistema de imunização e garantir a proteção contra a poliomielite de forma ainda mais segura.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *