Dois estudos, um encomendado pela CNI e outro pela Associação Paulista de Supermercados, revelam que redução do impacto socioambiental é prioridade nas decisões de consumo. Para levar práticas sustentáveis para o dia a dia de moradores, condomínios em Goiânia trazem ações simples, mas que têm grande adesão
Por: Redação
Foto: Divulgação
Mesmo que alguns digam que a mudança talvez não tenha chegado a tempo, haja vista os efeitos causados pela crise climática no país, o fato é que nas últimas décadas o brasileiro tem sim voltado muito mais sua atenção a questões relacionadas ao meio ambiente e à sustentabilidade. Uma pesquisa realizada no fim de 2023, pelo Instituto de Pesquisa em Reputação e Imagem, da FSB Holding, e por encomenda da Confederação Nacional da Indústria (CNI), revelou que 81% dos brasileiros adotam hábitos sustentáveis sempre ou na maioria das vezes. Já outro estudo, também realizado em 2023 e encomendado pela Associação Paulista de Supermercados (APAS), aponta que 95% dos brasileiros dão prioridade de consumo para produtos e serviços de empresas que investem em práticas sustentáveis.
Os dados dessas duas pesquisas são motivo de celebração para o próximo 25 de setembro, Dia Nacional da Sustentabilidade, mas sobre tudo eles trazem uma clara mudança nas prioridades de consumo das pessoas, o que impacta, inclusive, nos espaços onde vivemos. Seja no projeto arquitetônico e paisagístico ou na gestão do condomínio, essa é preocupação presente quando se pensa nos empreendimentos residenciais de hoje.
Com uma área superior a 3,7 milhões m2 e implantado às margens da GO-020, em Goiânia, o complexo residencial Portal do Sol Golfe adota práticas sustentáveis para reduzir o impacto socioambiental causado pela sua rotina de funcionamento. Uma delas é o serviço interno de coleta seletiva de lixo reciclável. Segundo informa o presidente da associação do Portal do Sol Green, condomínio de alto padrão que integra o complexo Portal do Sol Golfe, Guilherme Marques, a ação visa diminuir os impactos negativos do descarte inapropriado desse lixo. “Deste modo, todos estamos contribuindo para a preservação do meio ambiente e deixando nosso mundo melhor”, informa. A coleta dos resíduos recicláveis é realizada por uma empresa especializada três vezes na semana: às segundas, quartas e sextas-feiras, sempre após às 13h.
Horta
Outra prática de sustentabilidade é adotada pelo Portal do Sol Green. O residencial possui em suas dependências uma horta comunitária, que produz de 300 a 400 peças por semana. A horta é considerada um projeto de sustentabilidade uma vez que evita o uso de agrotóxicos e conservantes, que são nocivos ao solo e à saúde humana.
No espaço comunitário são cultivadas hortaliças como cebolinha, vários tipos de alface, rúcula, cheiro verde, salsinha, couve, rabanete e hortelã. Segundo informações passadas pela administração do condomínio, a manutenção diária da horta conta com o trabalho de um colaborador e todos os condôminos podem usufruir da plantação. O horário de funcionamento da horta é de terça-feira a sábado, das 08h às 17h30.
Para a administradora de empresas e moradora do Portal do Sol Green, Ana Paula Félix Marques de Oliveira, além de gerar alimentos frescos, a horta também promove mais integração entre ela e seu filho, de 6 anos. “Eu gosto muito de ir à horta com o meu filho, é um tempo a mais que cultivamos juntos. Além disso, por lá colhemos alimentos fresquinhos para o nosso consumo, como alface, couve, cebolinha e até cana, que o meu filho ama”, conta Ana Paula, que complementa dizendo que costuma fazer a sua colheita na horta ao menos duas vezes por semana.
Pomar comunitário
A fim de enfatizar o seu compromisso com a sustentabilidade, o Portal do Sol Garden, condomínio que também integra o Portal do Sol Golfe, implantou recentemente um pomar comunitário para os seus moradores. Segundo Rosane Machado, moradora do condomínio, o pomar ficou pronto em 2023 e contou com a doação de mudas dos próprios moradores. “Essa ideia surgiu há aproximadamente um ano, com a intenção de ser um local cercado de frutas orgânicas para a degustação e convivência dos moradores, além de atrair pássaros e aumentar a área verde do condomínio”, compartilha.
Embora o pomar, que conta com mudas de cajazinho do cerrado, jabuticaba, caju, amora, achachairu, acerola, pitanga, romã, limão e graviola, ainda esteja em fase de maturação, Rosane informa que muito em breve novos frutos devem nascer. “Até o momento somente um pé de amora e um de cajazinho já deram frutos, o que deve mudar muito em breve”, comemora. A manutenção do canteiro frutífero é feita pelos funcionários do condomínio, sob a supervisão de Rosane.
Energia limpa
Outra prática sustentável do condomínio é o de energia limpa, por meio de duas usinas fotovoltaicas, que suprem toda a demanda de eletricidade da sede administrativa, do salão de festas (que possui dois aparelhos de ar condicionados e um freezer), da sala de monitoramento de segurança 24h e da academia do Portal do Sol Garden. Antes da instalação das usinas, o custo mensal com eletricidade desses espaços girava em torno de R$6 mil. Hoje, esse gasto caiu para R$ 900.
Segundo a presidente da associação dos moradores do condomínio, Marcella Maêve Pricinote, a instalação das usinas não demandou rateio por parte dos moradores. “Ela entrou nas despesas ordinárias e praticamente substituiu o gasto mensal da energia que era paga. Em cinco anos, o investimento será pago e neste período já acontecerá o payback, ou seja, o gasto com a implantação será compensado”, salienta.
Sobre o Portal do Sol Golfe
O Portal do Sol Golfe é um complexo imobiliário de condomínios horizontais em Goiânia, às margens da GO 020 com área superior a 3,7 milhões de metros quadrados, com quase um milhão de metros quadrados de mata nativa preservada.
Desenhado para ser uma comunidade planejada de alto padrão, já abriga cerca de 500 famílias e abrigará, nos próximos anos, outras 1250. O projeto trouxe um inédito campo de golfe oficial com 18 buracos, com 748 mil metros quadrados de área verde, projetado pelo arquiteto americano Dan Blankenship.