Valdemar Costa Neto pressiona por inclusão de Bolsonaro no PL da Anistia
O presidente do PL, Valdemar Costa Neto, declarou que o apoio do partido aos candidatos à Presidência da Câmara e do Senado dependerá do compromisso com o projeto de lei da anistia, que busca isentar os envolvidos nos atos golpistas de 8 de janeiro. A proposta é vista como uma estratégia para reverter a inelegibilidade do ex-presidente Jair Bolsonaro.
O PL da Anistia está em tramitação na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) da Câmara, e Costa Neto afirmou que o projeto é crucial na sucessão das lideranças das duas Casas. Em entrevista à CNN Brasil, ele ressaltou a importância de incluir Bolsonaro no texto da anistia, criticando a decisão do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) que o declarou inelegível por abuso de poder político. Para o dirigente, reverter a inelegibilidade por meio de mudança legislativa seria mais “fácil” do que esperar uma decisão favorável na Justiça Eleitoral.
Bolsonaro foi condenado em 2023 por promover dúvidas infundadas sobre o processo eleitoral durante uma reunião com embaixadores em 2022, em plena campanha presidencial.
Por: Redação
Foto: Reuters