Rokubet

Lula discursa na Assembleia-Geral da ONU nesta terça (19)

Facebook
Twitter
Pinterest
LinkedIn
Tumblr
WhatsApp

O presidente deve abordar em sua fala a necessidade de uma reforma no sistema de governança global e a questão dos membros permanentes do conselho

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) realizará, nesta terça-feira (19), a partir das 10h (de Brasília), o discurso de abertura da 78ª Assembleia-Geral da Organização das Nações Unidas (ONU), em Nova York, nos Estados Unidos.

Entre os temas que devem ser abordados pelo chefe do Executivo está a necessidade de uma reforma no sistema de governança global. Segundo Lula, o modelo que vigora atualmente, criado após a Segunda Guerra Mundial, não representa mais a geopolítica do século 21.

Outra questão que deve ser levantada são os membros permanentes do Conselho de Segurança da ONU.

“Por que o Brasil não pode entrar? Por que a Índia não pode entrar? Por que a África do Sul não pode entrar? Por que não pode entrar a Alemanha? Por que não pode entrar a Índia? Quem é que disse que os mesmos países que foram colocados lá em 1945 continuem lá?”, questionou Lula durante o “Conversa com o Presidente”, sua live semanal.

Lula pode ser o primeiro a falar

O Brasil foi um dos membros fundadores da ONU, em 1945, e é o país que abre os discursos da organização desde 1947. Não há um motivo formal para isso, mas, no meio diplomático, a deferência é ao importante trabalho do diplomata brasileiro Oswaldo Aranha, que presidiu a Assembleia-Geral em 1947.

Há também a tese de que o Brasil foi escolhido para abrir os trabalhos para evitar tensões entre os Estados Unidos e a então União Soviética, que começavam a ter uma relação conturbada durante a Guerra Fria. O Brasil era um país neutro.

Outros compromissos

Antes de sua fala, o presidente se encontrará com o secretário-geral da ONU, António Guterres, às 9h40.

Veja as outras reuniões bilaterais de Lula no dia:

  • 16h: Alexander Van der Bellen, presidente da Áustria
  • 17h: Olaf Scholz, chanceler da Alemanha
  • 18h15: Jonas Gahr Støre, primeiro-ministro da Noruega
  • 19h: Mahmoud Abbas, presidente do Estado da Palestina e da Autoridade Nacional Palestina

Lula chegou a Nova York ainda na noite de sábado (16) após participar da reunião de líderes do G77+China, em Cuba. O petista deverá permanecer nos Estados Unidos até quinta-feira (21).

Transição energética

Segundo o ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira, em entrevista à Imprensa , Lula fará durante o discurso um chamado para que os países desenvolvidos financiem os esforços para a transição energética.

“Não é justo que o Brasil e os demais países do Sul Global paguem pela transição. Essa transição deve ser monetizada”, afirmou Silveira.

A ideia, de acordo com o ministro, é transmitir a mensagem de que a agenda verde contribuirá para a paz.

“O mundo, especialmente os países desenvolvidos, que já têm qualidade de vida, precisam reconhecer a importância da construção de um mundo de paz. E essa paz há de ser construída a partir da prosperidade dos países em desenvolvimento. E essa ideia de conexão entre os dois temas que venho conversando com o presidente Lula”, citou.

Silveira está em Nova York, onde lançou no último domingo (17), em evento da ONU, o Programa Nacional de Transição Energética Justa e Inclusiva.

A investidores estrangeiros, o titular de Minas e Energia falou sobre os planos do governo para promover a descarbonização da economia e destacou a importância da aprovação do projeto de lei do Combustível do Futuro para destravar projetos de biocombustíveis e hidrogênio verde no país.

Dívida de países ricos

Ao reforçar a defesa de que os países desenvolvidos devem pagar pelo “desenvolvimento industrial” dos últimos 200 anos, Lula repetirá o que disse durante a Cúpula da Amazônia, em agosto.

Na ocasião, o presidente afirmou que a dívida dos países ricos, que não estariam cumprindo acordos de financiamento para o desenvolvimento ambiental, supera os US$ 100 bilhões (cerca de R$ 500 bilhões).

O chefe do Executivo brasileiro deve citar a legitimidade do país para cobrar as nações desenvolvidas.

Um dos exemplos que devem ser lembrados é a diminuição do desmatamento na Amazônia desde o início do ano em comparação com o mesmo período do ano passado.

A redução é de 48% de janeiro a agosto, o que permitiu que o Brasil deixasse de emitir quase 200 milhões de toneladas de carbono.

Reunião com Zelensky

Palácio do Planalto informou na última segunda-feira (18) que presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky, aceitou a sugestão de horário oferecida por diplomatas brasileiros para uma reunião com Lula.

A Imprensa noticiou que o presidente brasileiro ofereceu a Zelensky uma abertura de agenda às 16h da quarta-feira (20), após seu encontro com o presidente americano, Joe Biden.

O pedido oficial para uma reunião bilateral entre Lula e Zelensky às margens da Assembleia-Geral da ONU partiu do lado ucraniano.

 

Noticias Relecionadas

Jornalista revela que papa Leão XIV torce para rival de brasileiro na Libertadores

Por: Sidney Araujo Foto Destaque: Divulgação/Vatican Media O único assunto no mundo neste momento é sobre a escolha do novo

Luan Pereira atinge o TOP 1 do Spotify Brasil pela sexta vez com “Não Era Love”

Música com MC Tuto e Grelo reforça o domínio do cantor nas plataformas e nas pistas Por: Sidney Araujo Foto

Leão XIV destaca união e diálogo em primeiro discurso como papa: “A humanidade precisa de pontes”

Primeiro pontífice dos EUA, Robert Prevost falou a milhares de fiéis na Praça São Pedro e agradeceu o legado de

“Nossos jovens são aprendiz com futuro”, diz Daniel Vilela ao celebrar expansão do programa que vai atender 10 mil estudantes de Goiás

Vice-governador participou do evento em Goiânia que marcou a ampliação do Aprendiz do Futuro e deu boas-vindas a mais de

Daniel Vilela anuncia construção de mais 3,2 mil casas a custo zero

Vice-governador assinou ordens de serviço para 64 municípios, com investimento de mais de meio bilhão de reais; iniciativa do Goiás

Allan Souza assume namoro com ex de Cauã Reymond em meio a gravidez fora do casamento

Volante do Flamengo enfrenta divórcio conturbado e nova polêmica envolvendo gravidez com outra mulher O meio-campista Allan Souza, do Flamengo,

Isadora, única sobrevivente em estado grave de acidente com estudantes de medicina, segue na UTI em Goiânia

Jovem de 20 anos está em coma induzido e respira com ajuda de aparelhos; tragédia deixou duas colegas mortas na

DNA do Crime: 2ª temporada da série de ação da Netflix tem trailer explosivo; veja

Com estreia marcada para 4 de junho, novos episódios têm inspiração em assaltos e eventos criminais da vida real com

MC Mirella tem o perfil mais acessado em plataforma de conteúdo adulto no Brasil

Por: Sidney Araujo Foto Destaque: Reprodução Não dá para negar que uma das principais personalidades do ano é a cantora

O que a astrologia fala sobre Robert Prevost? Descubra o mapa astral de Papa Leão XIV

Robert Francis Prevost é virginiano, signo associado ao pensamento analítico Por: Sidney Araujo Foto Destaque: Reprodução Robert Francis Prevost acaba

INSS lança sistema para aposentados contestarem descontos irregulares pelo app Meu INSS

Ferramenta ficará disponível a partir de 14 de maio e permitirá solicitação de devolução de valores cobrados sem autorização O

Prefeitura de Senador Canedo divulga calendário do IPTU e ITU 2025 com desconto de 20%

IPTU pode ser pago com desconto ou em até seis parcelas sem juros A Prefeitura de Senador Canedo divulgou o