Ações são intensificadas contra o mosquito Aedes aegypti, com distribuição de materiais, vacinação e visitas dos agentes de endemias às casas dos moradores
Nesta quinta-feira (28/11), a Prefeitura de Senador Canedo, em parceria com a Secretaria de Estado da Saúde (SES), recebeu o lançamento da campanha do Dia D contra a dengue. A ação foi realizada na Praça Criativa Central e contou com a presença de autoridades estaduais e municipais, como a subsecretária de Vigilância em Saúde, Flúvia Amorim, e a secretária municipal de Saúde, Verônica Savatin. Também marcaram presença coordenadores de Vigilância Epidemiológica e da Defesa Civil estadual, a Banda da Polícia Militar, além de alunos da Escola Municipal Luzia Maria de Siqueira, que participaram de atividades educativas sobre o ciclo do mosquito Aedes aegypti. Durante o evento, foram distribuídos materiais informativos sobre a dengue e a vacinação, e também foram vacinados alunos contra a doença.
Além disso, os agentes de endemias realizaram visitas às residências, já que o maior foco do mosquito está dentro de casa. O mosquito Aedes aegypti transmite também os vírus da zika e da chikungunya. Pneus velhos, vasos de plantas, latas, garrafas vazias, baldes, tambores e outros recipientes deixados ao ar livre podem acumular água da chuva, servindo como criadouros. O alerta também incluiu cuidados com caixas d’água mal vedadas, tonéis de armazenamento de água, cisternas e piscinas sem tratamento adequado.
A subsecretária de Vigilância em Saúde da SES, Flúvia Amorim, destacou que Senador Canedo foi escolhido para receber o Dia D devido à organização e segurança das ações realizadas no município, que devem servir de exemplo para outras cidades do estado.
A secretária municipal de Saúde, Verônica Savatin, explicou que a cidade já está realizando ações contínuas ao longo do mês, como visitas dos agentes de endemias nos bairros e o recolhimento de pneus em lotes baldios. “Pedimos à população que se conscientize e não acumule água no quintal. Dedique 10 minutinhos por dia para verificar se há focos do mosquito”, afirmou.
A vacinação contra a dengue também foi um ponto importante da campanha. A vacina está disponível nas Unidades Básicas de Saúde para crianças e adolescentes de 6 a 16 anos. Além disso, foi destacada a importância da segunda dose da vacina, essencial para garantir maior proteção contra a doença, já que muitas crianças e adolescentes ainda tomaram apenas a primeira dose.
Por: Lara Eduarda
Foto: Xande Manso