Decisão atende a pedido da Defensoria Pública e busca frear a escalada da violência policial no estado
O presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), Luís Roberto Barroso, ordenou nesta segunda-feira (9/12) o uso obrigatório de câmeras corporais em policiais militares do estado de São Paulo. A medida responde a um pedido da Defensoria Pública e ocorre em meio a um aumento nos casos de violência policial.
O episódio que intensificou o debate foi registrado na última semana, quando um PM foi flagrado arremessando um homem de uma ponte na zona Sul de São Paulo. O caso envolveu quatro policiais do 24º Batalhão Policial Militar de Diadema e gerou forte repercussão.
Além de determinar o uso das câmeras, Barroso exigiu medidas adicionais, como a recomposição de, no mínimo, 10.125 equipamentos em operação, gravação contínua até a validação do sistema remoto, divulgação de dados pela Secretaria de Segurança Pública e relatórios mensais do governo estadual sobre o progresso das ações.
Segundo Barroso, “os fatos novos indicam o descumprimento dos compromissos assumidos pelo estado de São Paulo para implementar de forma efetiva o uso das câmeras corporais pela polícia”.
Por: Redação
Foto: Divulgação/PMSP