O Ministério da Cultura lançou o Programa Nacional dos Comitês de Cultura (PNCC) nesta sexta-feira (29). A iniciativa do governo federal foi anunciada pela ministra da pasta, Margareth Menezes, durante uma cerimônia no Teatro Francisco Nunes, em Belo Horizonte.
O PNCC tem o objetivo de ampliar o acesso às políticas públicas de cultura, por meio de comitês espalhados pelas regiões do país. A ideia é que instituições e coletivos parceiros do programa promovam ações de mobilização social, formação, apoio à elaboração de projetos e comunicação sobre direitos e políticas culturais.
“Fomentar a cultura significa fomentar civilização, significa ampliar o nosso poder de entendimento dessa diversidade maravilhosa que é o povo brasileiro“, disse a ministra.
Em 2022, a criação de comitês culturais foi uma das promessas de campanha do presidente Lula (PT).
“A minha ideia é criar comitês culturais em todos os estados do país para que a gente possa democratizar o acesso à cultura e a participação social“, afirmou Lula durante o período eleitoral.
As inscrições para o edital do PNCC foram abertas nesta sexta-feira e vão até 30 de outubro. O resultado será divulgado no início de dezembro. Podem participar organizações não governamentais (ONGs) dos 26 estados e do Distrito Federal.
Na capital mineira, o lançamento foi realizado em parceria com a Secretaria Municipal de Cultura. O evento contou com a presença do ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira (PSD), das deputadas federais Duda Salabert (PDT) e Célia Xakriabá (Psol) e outras autoridades.
Fonte: Ministério da Cultura
Foto: Reprodução/TV Globo