Setor acumula crescimento ininterrupto desde 2014, impulsionado principalmente por vendas de equipamentos e artigos farmacêuticos
O comércio goiano alcançou um crescimento de 8,1% em outubro em relação ao mesmo mês de 2023, marcando 11 meses consecutivos de expansão, um desempenho inédito desde 2014, conforme dados do Instituto Mauro Borges (IMB). Este resultado positivo foi registrado na Pesquisa Mensal do Comércio (PMC), do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).
O bom desempenho do setor foi impulsionado principalmente pelas vendas de equipamentos e materiais para escritório, informática e comunicação, que cresceram 40,7%, além dos artigos farmacêuticos, médicos, ortopédicos, de perfumaria e cosméticos, com aumento de 23,6%.
Desempenho Acumulado e Comparação Nacional
Nas variações acumuladas, o crescimento foi de 6,2% no ano e 5% nos últimos 12 meses, com destaque para artigos farmacêuticos, médicos e de perfumaria, além de hipermercados e supermercados. Em comparação com a média nacional, que registrou crescimentos de 6,5%, 5% e 4,4%, respectivamente, Goiás apresentou um desempenho ligeiramente superior em termos de variação interanual.
“O resultado de 11 meses consecutivos de crescimento reflete o fortalecimento do comércio em Goiás. Esses números são fundamentais para o desenvolvimento econômico do estado,” afirmou Adriano da Rocha Lima, secretário-geral de Governo (SGG).
Crescimento do Varejo Ampliado
Outro destaque da pesquisa foi o comércio varejista ampliado, que registrou crescimento de 11,2%. Goiás se destacou como o terceiro estado com maior crescimento no país, ficando atrás apenas da Paraíba (11,8%) e do Amapá (18,2%). A venda de veículos, motocicletas, partes e peças foi a principal responsável por esse bom desempenho.
A PMC analisa o comportamento do comércio varejista no Brasil, acompanhando a receita bruta de revenda nas empresas formalmente constituídas, com 20 ou mais empregados, e cuja principal atividade é o comércio varejista.
Por: Redação
Foto: SGG-GO