Operação Interface identifica vulnerabilidades em sistema de pagamento e prejuízo de R$ 770 mil
A Delegacia Estadual de Repressão a Crimes Cibernéticos (Dercc), da Polícia Civil de Goiás, realizou nesta sexta-feira (13) a Operação Interface, com o objetivo de desarticular um esquema de fraude eletrônica, associação criminosa e lavagem de dinheiro.
A investigação foi iniciada em junho deste ano, após a detecção de atividades irregulares em um sistema de pagamento de uma empresa intermediadora de transações financeiras.
Fraudes e prejuízos identificados
As apurações revelaram que o grupo criminoso explorava vulnerabilidades na API (interface de programação de aplicações) do sistema, realizando transações fraudulentas que totalizaram R$ 770 mil. Os valores desviados eram transferidos para contas ligadas aos suspeitos.
Prisões e apreensões
Em parceria com a Polícia Civil de São Paulo, foram cumpridos quatro mandados de prisão e quatro de busca e apreensão em Goiânia (GO) e Santos (SP). A ação resultou na prisão dos envolvidos e na coleta de provas importantes que ajudarão no avanço das investigações.
Se condenados, os investigados poderão enfrentar penas de até 21 anos de reclusão, de acordo com a gravidade dos crimes apurados.
A Dercc reafirma seu compromisso com o combate a crimes cibernéticos e financeiros, ressaltando a importância da colaboração da sociedade no enfrentamento de práticas ilícitas que ameaçam a economia e a segurança digital.
Por: Redação
Foto: Divulgação/PCGO