Pesquisa indica que apenas 8% consideram a ditadura uma alternativa em certas circunstâncias; 17% afirmam que tanto faz o regime
A maioria dos brasileiros (69%) considera a democracia a melhor forma de governo, enquanto apenas 8% defendem a ditadura em situações específicas. Segundo o levantamento do Datafolha, divulgado em 18 de outubro pelo jornal Folha de S.Paulo, 17% dos entrevistados disseram que não fazem distinção entre regimes, e 6% não souberam responder.
Comparado à pesquisa anterior, realizada em março, os números se mantiveram dentro da margem de erro, de dois pontos percentuais. Na ocasião, 71% preferiam a democracia, 7% apoiavam a ditadura, e 18% declararam indiferença.
Chance de retorno à ditadura
A pesquisa também abordou a percepção sobre a possibilidade de uma volta da ditadura no Brasil. Para 52% dos entrevistados, esse cenário é improvável. Já 21% acreditam em uma pequena chance de retorno, enquanto outros 21% consideram essa possibilidade grande.
O levantamento foi realizado entre os dias 12 e 13 de dezembro, com 2.002 eleitores em 113 municípios brasileiros, e destaca a resiliência da preferência pela democracia como regime predominante.
Por: Redação
Foto:Reprodução/Facebook/Página oficial Aécio Neves