Ação inclui remoção de entulho, cata-treco, roçagem e visita dos agentes de endemias nos bairros Residencial Flor do Ipê I e II, Porto Seguro e Residencial Hebrom
Com a chegada do verão, período de chuvas intensas e altas temperaturas que favorecem a proliferação do mosquito Aedes aegypti, a Prefeitura de Senador Canedo, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, reforça suas ações de combate ao transmissor da dengue. Nesta segunda-feira (20), a partir das 8h, o ponto de encontro será na praça em frente à Unidade Básica de Saúde (UBS) Flor do Ipê, de onde partirá o mutirão que atenderá os bairros Residencial Flor do Ipê I e II, Porto Seguro e Residencial Hebrom.
A iniciativa, coordenada pela Secretaria Municipal de Saúde, conta com o apoio da Secretaria Municipal de Infraestrutura e Obras (Seinfra) e incluirá serviços como remoção de entulho, cata-treco, roçagem de mato e grama, além da limpeza geral de ruas e espaços públicos. Agentes de endemias também percorrerão os bairros para vistoriar imóveis, eliminar possíveis focos do mosquito e orientar os moradores sobre as medidas preventivas.
No último sábado (11), a Prefeitura já havia realizado um mutirão semelhante na região da Vila Galvão, reforçando o compromisso do município no combate à dengue. A escolha dos bairros para esta nova etapa foi baseada na identificação de pontos críticos, com maior risco de proliferação do mosquito.
A secretária municipal de Saúde, Verônica Savatin, destaca a importância da colaboração da comunidade. “Os moradores devem colaborar, descartando pneus, móveis velhos, pequenas quantidades de entulho e lixo em frente às residências para a coleta. Além disso, é fundamental que recebam os agentes de endemias para que, juntos, possamos eliminar os focos do mosquito e reduzir os riscos da dengue na cidade”, afirmou.
Além disso, a vacina contra a dengue está disponível em todas as Unidades Básicas de Saúde (UBSs) para crianças e adolescentes de 6 a 16 anos. Aqueles que estão com a segunda dose atrasada devem ser vacinados o quanto antes, respeitando o intervalo de três meses entre a primeira e a segunda dose.
Com essa mobilização, a Prefeitura de Senador Canedo busca reduzir os casos da doença e conscientizar a população sobre a importância da prevenção, garantindo mais saúde e qualidade de vida para todos.
Por: Lara Eduarda
Fotos: Xande Manso