Mais de 100 policiais civis de Goiás e Mato Grosso do Sul atuam na desmantelação de orcrim que aplicava fraudes com boletos bancários
A Polícia Civil de Goiás, por meio da Delegacia Estadual de Combate à Corrupção (DECCOR), em colaboração com a Polícia Civil de Mato Grosso do Sul, deflagrou nesta terça-feira (21) a operação ‘Código de Barras’. A ação visa desarticular uma organização criminosa (orcrim) responsável por fraudes bancárias que causaram prejuízos superiores a R$ 1 milhão. A operação contou com a participação de mais de 100 policiais civis em cinco cidades goianas: Goiânia, Iporá, Trindade, Itaguaru e Israelândia.
Foram cumpridos 26 mandados de busca e apreensão, além de seis mandados de prisão preventiva, emitidos pela Justiça de Dourados/MS. O foco da operação é desmantelar o esquema de estelionato, que envolvia a falsificação de boletos bancários, e que prejudicou vítimas em diversas partes do Brasil.
A quadrilha, que tinha sua célula principal em Goiânia, utilizava tecnologia avançada para criar boletos fraudulentos e distribuí-los por todo o país. A operação teve início em fevereiro de 2024, após um golpe realizado em março, no qual mais de meio milhão de reais foram pagos indevidamente por um funcionário de uma lotérica, fruto de técnicas fraudulentas aplicadas pelos criminosos.
A investigação revelou que os criminosos operavam com uma rede extensa de pessoas e contas bancárias para realizar os pagamentos dos valores roubados. As prisões e apreensões realizadas durante a operação visam aprofundar a investigação, identificar mais envolvidos e rastrear os valores desviados, além de garantir que todos os responsáveis pelo esquema sejam devidamente processados.
A operação também destaca a importância da cooperação entre as polícias dos dois estados para combater crimes complexos e garantir a proteção da sociedade.
Por: Tatiane Braz
Foto: Divulgação/PCGO