Iniciativa visa expandir conectividade de fibra óptica para 246 municípios, com investimentos de R$ 500 milhões e foco em escolas, hospitais e Segurança Pública
O Governo de Goiás publicou nesta quarta-feira (22/1) o edital de licitação para a primeira etapa do Programa Goiás de Fibra, que tem como objetivo conectar os 246 municípios goianos a uma rede de fibra óptica de alta capacidade. Com um investimento de R$ 500 milhões ao longo de cinco anos, o projeto visa promover a inclusão digital e melhorar a prestação de serviços do governo aos cidadãos, focando em áreas essenciais como educação, saúde e segurança pública.
A primeira fase do programa atenderá as regiões norte e nordeste do estado, além da área metropolitana de Goiânia e seu entorno. A previsão é de instalar 2,3 mil pontos de conectividade em órgãos públicos, incluindo escolas e hospitais. Após a conclusão do projeto, o Governo de Goiás passará a ser responsável por uma rede de transmissão de dados de última geração, melhorando a conectividade e a eficiência dos serviços públicos.
Objetivos e Benefícios O Goiás de Fibra tem como metas promover a inclusão digital, melhorar o controle dos gastos públicos e criar uma infraestrutura única para interconectar as unidades administrativas do estado. A rede também visa proteger informações sensíveis e possibilitar a entrega de novos serviços digitais. Para o secretário-geral de Governo de Goiás, Adriano da Rocha Lima, o programa será um marco na modernização da administração pública estadual. “Teremos condições de implantar benefícios como a telemedicina e o ensino à distância com maior qualidade, além de melhorar os serviços de segurança e desenvolver cidades inteligentes em todo o Estado”, afirmou.
A rede de fibra óptica será projetada em grandes anéis ópticos para conectar os maiores conglomerados urbanos. A primeira fase do projeto irá atender cerca de 50% dos municípios de Goiás.
Próximos Passos A licitação será realizada 60 dias úteis após a publicação do edital, na sede da B3, em São Paulo. O processo incluirá a construção, implantação e operação da rede de alta capacidade e Wi-Fi 7. A empresa vencedora será responsável pela manutenção e pelos serviços de telecomunicações do estado. Os interessados podem acessar o edital e outros documentos relacionados através do portal oficial do programa.
Por: Redação Portal Fala Canedo
Foto ; SGG