Proprietários devem emitir o documento no site da Economia. Infrações de trânsito e licenciamento anual continuam sendo resolvidos no site do Detran.
Os motoristas que possuem débitos pendentes de IPVA 2024 já podem parcelar a dívida em até seis vezes, independentemente do número final da placa. O parcelamento deve ser solicitado no site da Secretaria da Economia (https://goias.gov.br/economia/), enquanto o licenciamento anual de 2025 e multas de trânsito seguem disponíveis no portal do Detran.
A regularização dos débitos vencidos há mais de 90 dias pode ser feita conforme a legislação vigente, sendo válida apenas para o valor do IPVA. Multas e taxas relacionadas ao licenciamento continuam sendo geridas pelo Detran ou pelo Portal Expresso, onde o Documento Único de Arrecadação (DUA) pode ser emitido.
De acordo com o gerente do IPVA, Jorge Arêas, é fundamental que os proprietários aproveitem a oportunidade de parcelamento. “Regularizar a situação junto à Receita Estadual garante a circulação do veículo dentro da lei, evitando problemas futuros”, destacou.
Como parcelar
Para aderir ao parcelamento, basta acessar o site da Secretaria da Economia e clicar em “Pagar ou Parcelar Tributos”. Em seguida, selecione a opção “Parcelamento do IPVA” e insira a placa e o Renavam do veículo para simular as condições de pagamento.
A mudança de gestão do IPVA, antes vinculada ao Detran, ocorreu entre os dias 7 e 8 de dezembro de 2024, envolvendo cerca de 600 mil veículos. Atualmente, 510 mil deles ainda possuem pendências de 2024, acumulando um montante de R$ 538 milhões em dívidas. Destes, mais de 38% apresentam débitos superiores a R$ 3 mil.
Por: Redação
Foto: Secretaria da Economia