Neste fim de semana a região contou com a visita dos agentes de endemias e orientações de cuidados dentro de casa
Neste fim de semana, os agentes de endemias intensificaram as ações de combate à dengue na região do Jardim das Oliveiras, vistoriando mais de 2 mil imóveis nos bairros Jardim das Oliveiras I, II, III e IV, Jardim Liberdade, Parque Alvorada, Residencial Rio Araguaia e Setor Castros. O trabalho tem como objetivo eliminar focos do mosquito Aedes aegypti, transmissor da doença, e conscientizar a população sobre os cuidados preventivos.
Os agentes percorrem os bairros vistoriando imóveis, eliminando focos do mosquito e orientando os moradores sobre práticas de prevenção. Durante as visitas, são distribuídos materiais educativos que destacam a importância de eliminar recipientes com água parada, principal foco de proliferação do mosquito.
Maria José, moradora do Residencial Rio Araguaia, destacou a relevância da ação: “Esse trabalho é muito importante porque ajuda a gente a olhar o que pode estar errado, mas cada um tem que cuidar do seu quintal. Não adianta eu cuidar aqui e o vizinho não cuidar, mas se todo mundo deixar limpo não vai ter dengue.”
Cada cidadão pode fazer a sua parte dentro de casa, verificando locais que podem acumular água, como pratos de plantas, calhas, caixas d’água, pneus e recipientes abandonados. O cuidado individual e coletivo é essencial para vencer a luta contra a dengue.
O trabalho dos agentes continuará durante a semana, com visitas programadas a outras localidades. Além disso, mutirões mais ostensivos serão realizados todos os sábados, reforçando o compromisso de manter a cidade livre do Aedes aegypti e de conscientizar a população sobre a importância de unir forças nessa batalha.
Por: Carlos Wilton
Foto: Millena Medrado