Criminoso foi detido no Aeroporto Internacional do Rio
A Polícia Federal (PF) prendeu, nesta terça-feira (4), um homem suspeito de integrar uma organização criminosa envolvida em assaltos a agências da Caixa Econômica Federal na região metropolitana do Rio de Janeiro. A captura ocorreu no Aeroporto Internacional do Galeão, onde também foi cumprido um mandado de busca pessoal.
Investigação e envolvimento no crime
As investigações conduzidas pela Delegacia de Repressão a Crimes Contra o Patrimônio e ao Tráfico de Armas (Delepat) apontam que o suspeito participou de um ataque a uma agência da Caixa, localizada na Praça do Cocotá, Ilha do Governador, em maio de 2023. Ele trabalhava como auxiliar de rampa no aeroporto, sendo responsável pelo manuseio de bagagens.
O criminoso, morador da Ilha do Governador, teria saído do Morro do Barbante para monitorar a movimentação policial na área e repassar informações estratégicas aos assaltantes. Cinco especialistas em explosivos foram presos em flagrante por envolvimento no ataque.
Modus operandi e o “Novo Cangaço”
A quadrilha é acusada de praticar pelo menos nove ataques a agências da Caixa entre 2022 e 2023, utilizando táticas conhecidas como “Novo Cangaço”. Essa modalidade criminosa inclui:
✔️ Uso de fuzis e explosivos
✔️ Disparos contra policiais e civis
✔️ Reféns como escudos humanos
✔️ Sabotagem da energia elétrica local
✔️ Uso de pregos para furar pneus de viaturas durante a fuga
Desdobramentos da operação
Desde outubro de 2023, este é o quarto integrante da quadrilha preso pela Polícia Federal. As investigações continuam para desarticular completamente o grupo criminoso.
Por: Tatiane Braz
Foto: Polícia Federal