Erro judicial leva vendedor de 20 anos à cadeia; Defensoria detecta falha no processo
O vendedor Gustavo Lopes, de 20 anos, foi preso injustamente por uma suposta dívida de pensão alimentícia, mesmo sem ter filhos. O jovem passou uma noite na cadeia, dividindo cela com 22 detentos, até que o erro fosse identificado e ele fosse liberado.
Gustavo foi surpreendido em sua casa por policiais no dia 28 de janeiro, que cumpriam um mandado de prisão expedido em Minas Gerais, referente a um processo iniciado em São Paulo, em 2017—quando ele tinha apenas 12 anos de idade. “Para que essa dívida existisse, eu teria que estar devendo desde 2016, quando eu tinha 11 anos. Não faz sentido”, desabafa.
A mãe do jovem, Jane Santana, de 60 anos, ficou sabendo da prisão por uma vizinha. Ela não recebeu nenhuma notificação da Justiça ou da Polícia Civil sobre o ocorrido. O erro foi identificado pela Defensoria Pública do Distrito Federal (DPDF), que apontou falhas no processo e na jurisdição do caso.
Agora, Gustavo tenta superar o trauma de ter sido preso sem motivo e aguarda uma explicação formal das autoridades sobre o equívoco.
Por: Redação
Foto: Reprodução/TV Globo