Papa de 88 anos segue internado no hospital Gemelli, em Roma, enquanto recebe tratamento para uma infecção polimicrobiana
O Vaticano anunciou nesta terça-feira (18) que o papa Francisco não participará dos eventos programados para o próximo fim de semana devido ao agravamento de sua saúde. O pontífice de 88 anos está internado no hospital Gemelli, em Roma, desde sexta-feira passada para tratar de uma infecção respiratória “complexa”.
De acordo com a Santa Sé, a audiência pública papal, prevista para o sábado, foi cancelada. Já a missa dominical ainda ocorrerá, mas será presidida por uma autoridade sênior do Vaticano, sem a presença do papa.
Na segunda-feira (17), o Vaticano informou que os médicos alteraram a terapia medicamentosa do pontífice pela segunda vez desde sua internação, a fim de lidar com o quadro clínico descrito como uma “infecção polimicrobiana do trato respiratório”. Especialistas explicam que esse tipo de infecção pode ser causada por uma combinação de vírus, bactérias e fungos.
Francisco, que lidera a Igreja Católica desde 2013, tem enfrentado recorrentes problemas de saúde nos últimos anos. Além de episódios de gripe, ele também tem histórico de infecções pulmonares. Quando jovem, sofreu de pleurisia e teve parte de um pulmão removido, o que o torna mais vulnerável a doenças respiratórias.
O Vaticano não forneceu previsão para a alta do pontífice, mas garantiu que sua condição permanece sob controle e estável.
Por: Genivaldo Coimbra
Foto: Divulgação/Reuters