Em várias cidades do Brasil, delegados, agentes, peritos, escrivães e servidores da Polícia Federal (PF) se manifestaram em relação ao que eles consideram um “descaso” por parte do governo federal. Eles estão demandando uma reestruturação na carreira, uma promessa feita pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) durante sua campanha.
Em Brasília, a mobilização aconteceu em frente à sede da PF, com duas tendas montadas para a manifestação. O diretor administrativo da PF, Rodrigo Teixeira, desceu do gabinete para dialogar com os representantes das categorias.
Além de Brasília, cidades como São Paulo, Rio de Janeiro, Belo Horizonte e várias capitais do Nordeste também viram adesão de investigadores a esse movimento.
O presidente da Associação Nacional dos Delegados de Polícia Federal (ADPF), Luciano Leiro, destacou a importância de reconhecer o trabalho da PF e garantir melhorias para os servidores. Ele também comparou a postura do atual governo federal com a do governo anterior, sob Jair Bolsonaro, mencionando um descaso por parte do atual Ministério de Gestão e do ministro da Justiça com relação às propostas da PF, que não se limitam a demandas de classe, mas são uma iniciativa do próprio órgão. As reuniões para tratar dessas questões têm sido constantemente adiadas.
Foto: divulgação Elijonas Maia / CNN
Texto: PORTAL FALA CANEDO