Asteroide 2024 YR4: Probabilidade de impacto com a Terra bate recorde

Facebook
Twitter
Pinterest
LinkedIn
Tumblr
WhatsApp

NASA acompanha objeto espacial que pode colidir com o planeta em 2032

As chances de um asteroide atingir a Terra em 2032 nunca foram tão altas. O 2024 YR4, descoberto em dezembro de 2024, teve sua probabilidade de impacto elevada para 2,6%, ou 1 em 38, de acordo com a NASA. Esse é o maior risco já registrado para um objeto desse tipo.

Monitoramento e impacto potencial

O asteroide mede entre 40 e 90 metros de diâmetro e, em caso de colisão, poderia liberar energia equivalente a 7,7 megatoneladas de TNT, força suficiente para devastar uma grande área urbana. Cientistas têm refinado os cálculos de sua trajetória, e as previsões seguem sendo ajustadas conforme novos dados surgem.

Inicialmente, a chance de impacto era de 1 em 83, passando depois para 1 em 67, 1 em 53, 1 em 43 e, agora, 1 em 38. A Agência Espacial Europeia (ESA) calcula um risco ligeiramente menor, de 2,41%.

Apesar do aumento das probabilidades, especialistas alertam que ainda não há motivo para pânico. “A chance de colisão pode subir ou cair conforme novos dados forem analisados”, explicou Hugh Lewis, cientista da Universidade de Southampton.

Possíveis áreas de impacto

O 2024 YR4 estará invisível para os telescópios terrestres a partir de abril de 2025, quando passará atrás do Sol. Até lá, observações adicionais podem ajudar a determinar melhor sua rota.

Caso atinja o planeta, os cálculos indicam que o impacto pode ocorrer em regiões como norte da América do Sul, sul da Ásia, Mar Arábico, norte da África e Oceano Atlântico. Entre os países na zona de risco estão Venezuela, Colômbia, Equador, Índia, Paquistão, Sudão e Nigéria.

O que pode ser feito?

A comunidade científica está analisando a composição do asteroide para entender como ele reagiria ao entrar na atmosfera. Se for predominantemente rochoso, há uma chance maior de fragmentação antes do impacto. Porém, se for rico em ferro, sua resistência pode torná-lo ainda mais perigoso.

O Telescópio Espacial James Webb deve fornecer informações mais precisas nos próximos meses. Com base nesses dados, cientistas poderão avaliar a necessidade de uma intervenção para evitar uma possível colisão.

“Ainda temos tempo para agir, mas cada nova observação é crucial”, destacou Lewis. O monitoramento do 2024 YR4 continua, e medidas para evitar um impacto catastrófico estão sendo estudadas.


Por: Lucas Reis
Foto: Reprodução/Nasa

Noticias Relecionadas

Senado aprova Consignado CLT: nova linha de crédito para trabalhadores do setor privado

Medida já liberou R$ 14 bilhões em empréstimos e também atende MEIs, domésticos, motoristas de app e rurais O Senado

Mega-Sena e outras loterias terão aumento no valor das apostas

Reajuste da Caixa busca elevar premiações e garantir repasses sociais; nova tabela começa a valer já na próxima semana A

Luana Piovani revela decisão difícil sobre o filho e elogia mudança de postura de Pedro Scooby

Atriz conta que filho mais velho quis viver com o pai no Brasil e reconhece amadurecimento do ex-marido: “Está dando

Murilo Huff diz que pediu guarda unilateral de Léo por “situações graves” com família de Marília Mendonça

Cantor afirma que tentou acordo com Dona Ruth, mas recorreu à Justiça para proteger o filho; guarda provisória foi concedida

Governo de Goiás lança Programa de Melhoramento Genético Bovino para Agricultura Familiar

Projeto financiado via Goiás Social beneficia e capacita 450 agricultores familiares produtores de leite O Governo de Goiás, por meio

Criança de quatro anos morre após ataque de pit bull em Itumbiara

Mãe havia saído para trabalhar e deixou os filhos sozinhos em casa; criança morreu antes da chegada do socorro. Cão

Daniel Vilela inaugura quartel dos Bombeiros e Feira do Produtor em Novo Gama

Entregas no município reforçam os investimentos do Governo de Goiás na área de infraestrutura e segurança na região do Entorno

Senador Canedo apoia preparação da Seleção Goiana de Taekwondo para o Campeonato Centro-Oeste

Super treino em Senador Canedo reúne atletas de todo o estado em preparação para a competição regional, que acontece em

P. Diddy é condenado por transporte com fins de prostituição nos EUA

Rapper foi absolvido das acusações de tráfico sexual e conspiração, mas pode pegar até 20 anos de prisão pelas duas

Wilder tenta remover publicações sobre passado com Marconi

Senador alega que postagens nas redes sociais distorcem relação com ex-governador e busca ação judicial contra plataformas O senador Wilder

Vilela aposta em reconstrução e mira legado de Maguito e Mendanha em Aparecida

Enfrentando R$ 500 milhões em dívidas herdadas, prefeito foca na reorganização da cidade, retoma obras estruturantes e projeta uma Aparecida

Band toma atitude final sobre repórter Lucas Martins, que empurrou jornalista da Record ao vivo

Situação envolvendo os jornalistas Lucas Martins e Grace Abdou, que estavam ao vivo pelas emissoras, acabou repercutindo nas redes Por: