Único cabeça de chave ainda vivo nas semifinais do Rio Open, o argentino Sebastian Baez confirmou seu favoritismo e garantiu vaga na final do torneio pelo segundo ano consecutivo. Neste sábado (22), ele superou o compatriota Camilo Ugo Carabelli de virada, por 2 sets a 1, com parciais de 3/6, 6/1 e 6/1. Agora, Baez busca se tornar o primeiro bicampeão da história da competição de nível ATP 500.
A decisão está marcada para este domingo (23), às 17h, no Jockey Club Brasileiro, onde o argentino enfrentará o francês Alexandre Müller, responsável pela eliminação do brasileiro João Fonseca na rodada de abertura. Müller, atual número 60 do mundo, venceu o argentino Francisco Comesaña, que anteriormente surpreendeu ao derrotar o alemão Alexander Zverev, número dois do ranking e principal favorito ao título.
Baez, de 24 anos, se junta a um seleto grupo de tenistas que disputaram duas finais do Rio Open. O primeiro foi Diego Schwartzman, campeão em 2018 e vice em 2022. Em seguida, Carlos Alcaraz conquistou o título em 2022 e ficou com o vice-campeonato no ano seguinte, ao perder para o britânico Cameron Norrie.
Atual número 31 do mundo, Baez celebrou a nova final no torneio carioca. “Para mim, o Brasil é especial. Tive bons resultados aqui em Futures, Challengers e ATPs. Me sinto muito à vontade, também venho treinar aqui e as pessoas me fazem sentir muito bem. Adoro a quadra central, que me traz ótimas memórias”, declarou o campeão de 2024, que busca seu sétimo título no circuito profissional.
A classificação para a final representa uma reviravolta na temporada do argentino, que desde o US Open do ano passado não vencia partidas. “Estou feliz e orgulhoso por todo o trabalho que tenho feito e, mais que tudo, pela semana que estou tendo. Vinha de um final de ano complicado e poder voltar a jogar bem em um local tão especial me deixa muito animado”, afirmou Baez.
O jogo contra Carabelli não começou fácil. O adversário, que entrou na chave como “lucky loser” após perder no qualifying e ganhar uma vaga devido à desistência de outro jogador, surpreendeu ao vencer o primeiro set. No entanto, Baez impôs sua força a partir da segunda parcial, utilizando seu potente forehand para dominar o rival e garantir a virada rumo à final.
Por: Redação
Foto: Getty Images