OMS alerta para óbitos por febre amarela no Brasil

Facebook
Twitter
Pinterest
LinkedIn
Tumblr
WhatsApp

A Secretaria da Saúde de Goiás (SES/GO) reforça alerta emitido pela Organização Mundial da Saúde (OMS) em relação a casos e óbitos de febre amarela em países das Américas, entre eles o Brasil.

O Ministério da Saúde (MS) publicou também a nota técnica conjunta (nº 27/2025) com orientações aos viajantes que se deslocarão para regiões com casos da doença. Segundo documento, foram confirmados casos da doença nos estados de São Paulo [13 casos], Minas Gerais [01 caso] e Tocantins [01 caso]. Destes, 08 casos (53,3%) evoluíram para óbito, todos no estado de São Paulo. Nenhum dos indivíduos era vacinado.

Apesar do último caso registrado para a doença em Goiás ter acontecido em 2017, a SES/GO emitiu uma nota informativa (nº01/2025) sobre febre amarela, com alerta sobre a vacinação para todos os municípios goianos.

Recomenda-se aos municípios a busca ativa e vacinação de indivíduos não vacinados, além do aumento da sensibilidade da definição de caso humano suspeito, conforme orientações do Guia de Vigilância em Saúde.

A vacinação é a principal medida de prevenção contra a infecção e deve ser administrada pelo menos 10 dias antes do deslocamento para regiões de risco de contrair a doença. Além disso, a SES orienta que é importante que a população mantenha cuidados ao viajar para área rurais e de mata, além de manter o cartão de vacinação atualizado.

Pessoas que planejam viajar durante feriados como o carnaval e a semana santa devem procurar as unidades de saúde e atualizar as vacinas, além de usar calças e camisas de manga longa e aplicar repelentes nas partes expostas do corpo.

Vacina

vacina contra febre amarela
Cobertura vacinal para a febre amarela em Goiás está abaixo da meta prevista de 95% (Foto: Iron Braz)

A vacina da febre amarela faz parte do calendário básico de vacinação das crianças de 9 meses a menores de 5 anos, sendo uma dose aos 9 meses de idade e uma dose de reforço aos 4 anos e dose única na população de 5 a 59 anos de idade não-vacinada.

Em Goiás, a cobertura vacinal para a febre amarela encontra-se em 72,77%, abaixo da meta prevista pelo Ministério da Saúde, que é de 95%.

Em 2022, a cobertura vacinal no estado para crianças menores de 1 ano de idade foi de 63,68%; em 2023, foi de 67,57% e em 2024, de 72,77%, segundo os últimos dados disponibilizados pela Rede Nacional de Dados em Saúde em 02/2025.

Apesar da melhora, os números estão abaixo da meta mínima preconizada de 95%.

A febre amarela é uma doença causada por um vírus cuja transmissão se dá por meio da picada de mosquitos silvestres, principalmente dos gêneros Haemagogus e Sabethes. Os macacos e humanos são acometidos pela doença, que apresenta evolução abrupta e gravidade variável, com elevada letalidade nas formas graves.

Todo território brasileiro é considerado área de transmissão.

Segundo a nota do MS, a maior parte dos casos humanos de febre amarela são do sexo masculino, em função da exposição em áreas rurais e de mata, e também do menor cuidado com a saúde, entre eles a vacinação.

Pessoas que que se deslocam para praticar atividades de turismo e lazer, como ecoturismo, pesca e esportes de aventura, também representam uma parcela importante dos casos confirmados de febre amarela.


Por: Redação
Foto: Reprodução/Iron Braz

Noticias Relecionadas

Vídeo: Ônibus invade agência bancária em Porto Alegre

Por: Sidney Araujo Foto Destaque: Reprodução Uma situação inusitada aconteceu na madrugada desta segunda-feira (24), em Porto Alegre, no Rio

Detran lança campanha para reduzir acidentes no Carnaval 2025

O Departamento Estadual de Trânsito de Goiás (Detran-GO) lança nova campanha para conscientizar a população sobre os riscos de acidentes

Motorista de aplicativo é preso em Goiás suspeito de violência sexual contra passageira

Crime aconteceu durante corrida após jovem sair de festa no DF Um motorista de aplicativo foi preso em flagrante pela

Menino de 2 anos morre afogado na véspera do aniversário

Família preparava a festa quando ocorreu o acidente em piscina na zona rural Um acidente em Israelândia, no oeste de

Marcelo Rubens Paiva sofre agressão durante homenagem no bloco Baixo Augusta

Evento festivo em São Paulo é marcado por incidentes contra o escritor antes do desfile O escritor Marcelo Rubens Paiva

Ônibus do Vila Nova é alvo de vandalismo em Jataí antes de jogo pelo Goianão

Torcedores mascarados picham veículo; Jataiense emite nota de repúdio e autoridades investigam o caso Na madrugada deste domingo (23), o

Acidente BR-153: colisão entre caminhonete e caminhão deixa três mortos

Acidente ocorreu em Porangatu (GO); veículo estava a 163 km/h no momento do impacto Um grave acidente na BR-153, em

Manutenção da Saneago pode afetar abastecimento em bairros de Goiânia

Manutenção da Saneago ocorrem entre 24 e 27 de fevereiro; veja quais áreas serão afetadas A Saneago realizará manutenções programadas

Papa Francisco segue internado: “A noite foi tranquila, Papa dormiu e mantém seu repouso”, diz Vaticano

Pontífice de 88 anos enfrenta pneumonia e insuficiência renal; Estado ainda inspira cuidados O Papa Francisco, de 88 anos, continua

Saúde Estadual alerta sobre uso indiscriminado de medicamentos

Entre 2020 e 2024, casos de intoxicação por medicamentos em Goiás tiveram salto de 70% A Secretaria de Estado da

Lexa se emociona ao falar sobre a perda da filha: “Eu estou vivendo a minha dor e ela é grande”

Cantora relembra luta pela vida de Sofia e desabafa sobre o luto A cantora Lexa, de 29 anos, abriu o

Homem é preso ao se passar por bombeiro para tentar entrar com cinco adolescentes em presídio de Goiás

Policiais desconfiaram da farda e do documento apresentado pelo suspeito. Ele foi preso em flagrante por falsidade ideológica e usurpação