Empresário, que já ocupava cargo de forma interina desde junho passado, presidirá entidade no biênio 2025-2026; governador estava acompanhado da primeira-dama Gracinha Caiado
O governador Ronaldo Caiado participou, na noite desta segunda-feira (24/02), da posse do novo presidente da Federação das Indústrias do Estado de Goiás (Fieg), André Rocha, para o biênio 2025-2026. O engenheiro civil e empresário já ocupava interinamente a função desde junho de 2024, quando seu antecessor Sandro Mabel deixou o cargo para disputar a prefeitura de Goiânia.
“André sabe que precisamos colocar Goiás cada vez num patamar mais elevado, e a indústria participa disso. Tivemos crescimento de 4,1% do PIB no ano passado, acima da média nacional. E esse setor, com carteira assinada, gerou 15 mil novas vagas de empregos em 2024 no Estado. Sei da competência do novo presidente e daqui uns dias a Fieg vai sobressair diante de grandes federações desse país”, projetou o governador.
Caiado falou sobre a cooperação estratégica entre o Estado e a entidade, de modo a impulsionar o desenvolvimento econômico. “Goiás avança na inovação, tecnologia e inteligência artificial, acompanhando a demanda dos empresários que trazem cada vez mais novidades para melhorar não só a produção, como ampliar, garantindo uma produtividade cada vez maior em sintonia com aquilo que o mundo demanda”, frisou o governador, que prestigiou a solenidade acompanhado da primeira-dama e coordenadora do Goiás Social, Gracinha Caiado.
Mais acordos
O novo presidente da Fieg celebrou a boa relação com o Estado e falou do interesse em assinar mais acordos. “Acabamos de fechar um contrato com o governo para formar 12,3 mil jovens, e isso é o início de uma grande parceria. É um governo que investiu muito em segurança, saúde e educação básica. Agora, volta seus olhos para a educação profissional, vendo a angústia das empresas, indústrias e comércio diante de um apagão de mão de obra. É uma parceria que vai dar frutos cada vez melhores”, disse Rocha.
O recém-empossado mencionou a ampliação da rede de ensino Sesi em território goiano como um dos maiores desafios de sua gestão, bem como a qualificação profissional. “Temos a responsabilidade de ajudar a reindustrializar o Brasil e de fazer Goiás continuar crescendo. O desafio é grande, mas a nossa vontade de superar é muito maior”, garantiu. A solenidade marcou, ainda, o início das comemorações pelos 75 anos da Fieg.
O prefeito de Goiânia, Sandro Mabel, que é presidente de honra e conselheiro emérito da Fieg, apontou seu sucessor na entidade como um homem preparado e experiente para o cargo. Também sinalizou que pretende caminhar lado a lado com a Fieg enquanto gestor municipal. “Estou prefeito, mas sou da indústria. E vamos trabalhar ainda mais juntos. A educação é uma coisa importantíssima, e vou usar toda minha experiência que venho adquirindo para que possamos fazer em Goiânia uma criançada que cresce”, disse.
Ao cumprimentar o novo gestor da Fieg, o presidente da Confederação Nacional da Indústria (CNI), Ricardo Alban, falou sobre a importância da união de forças. “Queremos motivar, conquistar cada um pela indústria para que nós possamos construir um país forte, sustentável e crescente”, projetou. O evento contou com a presença de outras autoridades, como o vice-governador Daniel Vilela e secretários; além de empresários e lideranças de outros Estados.
Trajetória
Ao longo de sua carreira, André Rocha presidiu o Sindicato da Indústria de Fabricação de Etanol do Estado de Goiás (Sifaeg) e o Sindicato da Indústria de Fabricação de Açúcar do Estado de Goiás (Sifaçúcar), além de ocupar cargos de relevância no LIDE Centro-Oeste, Sebrae Goiás e Conselho de Assuntos Legislativos da Confederação Nacional da Indústria (CNI).
Com passagens pela presidência da Companhia Energética de Goiás (Celg) e da Celg G&T, bem como pela liderança do Fórum Nacional Sucroenergético e da Câmara Setorial do Açúcar e Etanol, André Rocha traz consigo também um histórico de atuação voltado para o fortalecimento da economia e a inovação no setor industrial e energético.
Por: Redação
Foto: Secom