Médico retorna à pasta após desgaste com o Congresso e assume cargo no lugar de Nísia Trindade
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) anunciou, nesta terça-feira (25), a demissão de Nísia Trindade do cargo de ministra da Saúde. Em seu lugar, Alexandre Padilha, atual chefe da Secretaria de Relações Institucionais (SRI), assumirá o cargo. A mudança foi antecipada pela colunista Edilene Lopes, da Itatiaia, e confirma a volta de Padilha ao Ministério da Saúde, pasta que ele já ocupou no primeiro governo de Dilma Rousseff (PT).
O governo confirmou que a posse de Alexandre Padilha ocorrerá no próximo dia 6 de março. Médico de formação, Padilha retorna ao ministério em meio a um desgaste na sua relação com o Congresso, especialmente com o presidente da Câmara, Arthur Lira (PP-AL), que chegou a criticá-lo publicamente, chamando-o de “incompetente” e “desafeto pessoal”.
Com a saída de Padilha da SRI, José Guimarães (PT-CE), atual líder do Governo na Câmara, deverá assumir o cargo, enquanto o líder do MDB, Isnaldo Bulhões (AL), ocupará a vaga deixada por Guimarães na liderança do Governo.
Nísia Trindade, por sua vez, deverá retornar à Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), instituição que presidiu entre 2017 e 2022.
Por: Genivaldo Coimbra
Foto: José Cruz/ Agência Brasil