Tripulação substitui equipe que aguardava retorno desde junho de 2024
A cápsula Dragon Endurance, da SpaceX, acoplou-se com sucesso à Estação Espacial Internacional (ISS) na madrugada deste domingo (16), trazendo quatro astronautas para substituir a equipe que aguarda retorno há quase nove meses.
O lançamento ocorreu na sexta-feira (15) às 20h03 (horário de Brasília), a partir do Centro Espacial Kennedy, na Flórida, impulsionado por um foguete Falcon 9. Após cerca de 29 horas de viagem, a espaçonave alcançou a ISS.
A missão é liderada pela astronauta Anne McClain, tendo Nichole Ayers como piloto, além do japonês Takuya Onishi e do cosmonauta russo Kirill Peskov como especialistas. A nova tripulação assume as funções da Crew-9, que estava em órbita desde setembro.
Resgate de astronautas retidos
Além da troca de equipe, a chegada da Endurance permitirá finalmente o retorno dos astronautas Suni Williams e Butch Wilmore, que deveriam ter voltado à Terra após uma curta missão, mas ficaram na ISS devido a falhas técnicas na cápsula Starliner, da Boeing.
Por questões de segurança, a Nasa optou por trazer a Starliner vazia de volta à Terra, deixando Williams e Wilmore sem transporte de retorno. Agora, com a chegada da nova tripulação, eles embarcarão na cápsula Dragon Freedom para iniciar a viagem de volta na quarta-feira (19).
Esse processo de troca é padrão nas operações da estação espacial, permitindo uma transição organizada entre as missões. A decisão de antecipar a missão Crew-10 com uma cápsula já existente foi influenciada por atrasos na fabricação de uma nova Dragon e, possivelmente, por pressões políticas envolvendo a situação dos astronautas “presos” no espaço.
Por: Bruno José
Foto: Reprodução/Nasa