Governo do Goiás pretende captar cerca de R$ 1 bilhão em recursos federais para investir em projetos de “Inteligência Artificial“. O montante deve ser liberado por meio da Financiadora de Estudos e Projeto (Finep), empresa pública vinculada ao Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações.
O governador em exercício, Daniel Vilela, reuniu-se com o presidente da entidade, Celso Pansera, na tarde desta terça-feira, 7, em Brasília, iniciando as articulações com a financiadora.
“Nosso estado é referência em tecnologia. Nós queremos estender nossa área de atuação, consolidar e ampliar a liderança de Goiás no cenário nacional”, detalhou Vilela. “Daí a força desta nossa parceria com a Finep, órgão extremamente importante para o desenvolvimento da pesquisa e da inovação no país”, acrescentou.
O Centro de Excelência em Inteligência Artificial (CEIA) da Universidade Federal de Goiás (UFG), é uma das iniciativas que figura na lista de prioridades do governo goiano para receber parte dos recursos que começaram a ser pleiteados na reunião com Celso Pansera.
Texto: Tatiane Braz
Foto: divulgação/André Costa