Rokubet

Saúde estadual realiza Dia D de combate à tuberculose

Facebook
Twitter
Pinterest
LinkedIn
Tumblr
WhatsApp

A Secretaria de Estado da Saúde (SES) realiza, na próxima segunda-feira (24/03), o Dia “D” de combate à tuberculose. Nesta mesma data é celebrado o Dia Mundial de Combate à Tuberculose. A data reforça a importância do combate à doença que ainda representa um desafio para a saúde pública.

Na ocasião, será lançada a Campanha Tuberculose: Tem Prevenção, Tem Tratamento e Tem Cura nas Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) Noroeste (às 8h30) e Itaipu (às 14h), em Goiânia, com ações de conscientização e atendimento à população, uma parceria entre a SES e a Secretaria Municipal de Saúde de Goiânia.

Para fortalecer as ações de prevenção, diagnóstico e tratamento da tuberculose durante o mês de março, instituído pela Organização Mundial da Saúde (OMS) como o mês de conscientização sobre a doença, a SES realiza;

  • campanhas de conscientização,
  • busca ativa de casos
  • e tratamento gratuito pelo Sistema Único de Saúde (SUS).

Apesar do aumento no número de casos, Goiás mantém um dos menores coeficientes de incidência entre os estados brasileiros, ocupando a terceira menor posição.

  • Em 2021 foram registrados 980 casos,
  • 1.084 casos em 2022,
  • 1.182 casos em 2023,
  • 1.077 casos em 2024,
  • e neste ano, são 132 casos registrados.

Além disso, a SES, em parceria com o Conselho Regional de Medicina de Goiás, realiza no dia 21 de março de 2025, das 08 às 17h30, um curso de atualização sobre tuberculose para profissionais da saúde, abordando desafios e avanços no diagnóstico e no manejo de casos graves.

Em parceria com o Hospital de Doenças Tropicais (HDT), a SES participa também do Projeto Acolher – HDT nas Escolas, que será realizado nesta quinta-feira (20/03), no Colégio Militar Major Oscar Oscar Alvelos, no Setor Parque Atheneu, em Goiânia.

O coordenador do Programa Estadual de Controle da Tuberculose e Micobactérias não Tuberculosas da Subsecretaria de Vigilância em Saúde (Suvisa) da SES, Emílio Alves Miranda, ressalta que a doença ainda é um desafio para a saúde pública.

“Temos avançado na adesão dos profissionais de saúde para o diagnóstico da doença por meio das capacitações realizadas nos municípios. O diagnóstico e a adesão do paciente ao tratamento são essenciais para reduzirmos o número de casos e óbitos em Goiás”, reforça Emílio.

Ações contínuas

A SES recomenda que os municípios e serviços de saúde desenvolvam ações contínuas, como:

  • a intensificação da busca ativa por “sintomáticos respiratórios” na população,
  • estabelecimento de parcerias intersetoriais para apoio às populações em situação de vulnerabilidade social,
  • divulgação de boletins epidemiológicos com dados atualizados sobre a doença nos municípios,
  • campanhas educativas para conscientizar sobre:
    • prevenção,
    • sintomas,
    • diagnóstico precoce
    • e tratamento gratuito.

SES-GO também orienta sobre a importância da adesão ao tratamento e da desestigmatização da doença, além de atividades de treinamento junto às equipes de saúde locais, visando a capacitação nas atividades de vigilância epidemiológica, prevenção, diagnóstico e tratamento.

Saúde realiza na próxima segunda-feira o Dia D de combate à tuberculose
Diagnóstico da tuberculose é realizado por meio da avaliação dos sintomas, exames laboratoriais, coleta de escarro e exames de imagem, todos disponibilizados gratuitamente na rede pública de saúde (Foto: SES-GO)

Tratamento gratuito na rede do SUS

O diagnóstico da tuberculose é realizado por meio da avaliação dos sintomas, exames laboratoriais, coleta de escarro e exames de imagem, todos disponibilizados gratuitamente na rede pública de saúde.

Pessoas com sintomas devem procurar a unidade básica de saúde mais próxima para avaliação clínica, realização de exames diagnósticos e início do tratamento, caso necessário. Profissionais de saúde e a população devem estar atentos aos sintomas respiratórios, que podem ser semelhantes aos de outras doenças respiratórias comuns no período, como a Covid-19 e Influenza.

Apesar da gravidade, a tuberculose tem cura.

O tratamento é gratuito e fornecido pelo SUS, com duração mínima de seis meses, dependendo da forma clínica da doença. A adesão ao tratamento é fundamental, pois sua interrupção pode prejudicar tanto o paciente quanto a saúde pública, aumentando o risco de transmissão e o desenvolvimento de resistência aos medicamentos.

A doença

A tuberculose é causada por um bacilo que afeta principalmente os pulmões e pode se agravar, levando, inclusive, ao óbito. Quando não diagnosticada precocemente e tratada adequadamente, a doença pode evoluir para diversas complicações, resultando em internação hospitalar, perda da produtividade econômica e comprometimento da renda familiar devido aos custos com o tratamento, podendo, em alguns casos, levar à morte.

Em Goiás foram registrados:

  • 90 óbitos em 2021,
  • 116 óbitos em 2022,
  • 103 óbitos em 2023,
  • 106 óbitos em 2024,
  • e neste ano nenhum óbito foi registrado.

A transmissão ocorre por via respiratória, por meio da inalação de aerossóis produzidos pela tosse, espirro ou fala de pessoas infectadas que não estão em tratamento. Os principais sintomas incluem tosse persistente, com ou sem catarro, perda acentuada de peso, febre no período da tarde e suor excessivo à noite.

A vacinação com a BCG ajuda a prevenir formas graves da doença, mas não garante 100% de eficácia na prevenção da tuberculose pulmonar. No calendário vacinal, a BCG é destinada a crianças de 0 a 4 anos, 11 meses e 29 dias. Para adultos, a prevenção ocorre por meio do tratamento da infecção latente, quando a doença ainda não se manifestou.


Por: Redação
Foto: Iron Braz

Noticias Relecionadas

Vídeo: Câmera flagra atropelamento fatal de duas jovens em São Caetano (SP)

Por: Sidney Araujo Foto Destaque: Reprodução Duas jovens de apenas 18 anos morreram atropeladas na noite da última quarta-feira (09),

Pellozo celebra 48 anos com festa surpresa ao lado de autoridades, amigos e familiares

O prefeito de Senador Canedo, Fernando Pellozo, comemorou nesta quinta-feira (10/04) seu aniversário de 48 anos em uma festa surpresa

GCM de Senador Canedo detem suspeito de furto no Setor Boa Vista

Na última quarta-feira (9), a Guarda Civil Municipal (GCM) de Senador Canedo fez a detenção de um homem suspeito de

Trump ampliam tarifas sobre produtos chineses e aliviam impostos para aliados

Medida eleva carga tributária para 145% sobre importações da China e reduz taxas para países parceiros por 90 dias O

Netflix divulga primeiras imagens da 2ª temporada de DNA do Crime

Por: Sidney Araujo Foto Destaque: Divulgação A Netflix revelou nesta quarta-feira (9) imagens inéditas da segunda temporada de DNA do

Com Viola Davis, filme “G20” estreia nesta quinta-feira (10) no Prime Video

Thriller de ação estrelado por Viola Davis chega com exclusividade no serviço de streaming Por: Sidney Araujo Foto Destaque: Divulgação

Mais de 500 mil goianos podem ser impactados por PL que amplia isenção do IR

Proposta enviada pelo Governo Federal ao Congresso tem potencial de isentar totalmente cerca de 365,5 mil pessoas no estado, que

Mais de 50% das escolhas são por alimentos ultraprocessados nas cantinas de escolas particulares no Brasil, diz estudo

Na contramão desses dados, em escolas de São Paulo, como a Lourenço Castanho, a alimentação saudável é integrada ao aprendizado

Romário Policarpo articula apoios pela retomada da Copa Verde de Futebol

Vereador se reuniu nesta quarta-feira (9), em Brasília, com o deputado federal e ex-ministro do Esporte Orlando Silva para pedir

Goiânia se prepara para o maior festival de pitdogs com oficinas gastronômicas e shows gratuitos

De 8 de maio a 1º de junho, o evento movimenta a cidade com os famosos x-saladas inscritos, circuito gastronômico,

São Paulo recebe Alianza Lima no Morumbi: horário e onde assistir ao jogo da Libertadores

Partida acontece nesta quinta-feira, às 21h30, com transmissão pela ESPN e Disney+ O São Paulo entra em campo nesta quinta-feira,

Sesc e Senac estão com vagas de emprego em Goiânia, Aparecida e no interior de Goiás

São mais de 30 vagas em diversas áreas de atuação Por: Sidney Araujo Foto Destaque: Divulgação O Senac Goiás está