A lista dos estrangeiros que deixarão a Faixa de Gaza nesta sexta-feira (10) pela passagem de Rafah, na fronteira com o Egito, foi divulgada nesta quinta-feira (9), incluindo 33 brasileiros e seus familiares.
De acordo com fontes do Itamaraty à CNN hoje, a avó da jovem foi inicialmente excluída, mas gestões foram feitas para incluí-la, atribuindo o incidente a um possível erro.
A oitava lista abrange 595 pessoas, e as autoridades brasileiras planejam que a aeronave da Presidência da República deixe o Egito rumo ao Brasil no sábado (11), com previsão de desembarque em Brasília na manhã de domingo (12), incluindo paradas técnicas em Roma, Las Palmas e Recife.
Os brasileiros estão divididos entre Rafah, cidade fronteiriça que liga a Faixa de Gaza ao Egito, e Khan Yunis, sendo 18 e 16 pessoas, respectivamente.
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) pretende recebê-los na Base Aérea de Brasília, já expressando essa intenção antes mesmo da confirmação da inclusão do Brasil na lista de países autorizados a repatriar seus cidadãos.
Ao longo das intensas negociações diplomáticas, Lula manteve contato telefônico com os brasileiros em Gaza, comprometendo-se a trazê-los de volta ao Brasil.
Ele também dialogou com os presidentes de Israel, Egito e Autoridade Palestina, demonstrando esforços do governo para garantir a saída segura dos brasileiros da região de conflito entre Israel e Hamas.
Veja a relação da liberação por país:
Estados Unidos: 14 pessoas
Canadá: 266 pessoas
Romênia: 107 pessoas
Indonésia: 6 pessoas
Polônia: 26 pessoas
Brasil: 34 pessoas
Rússia: 85 pessoas
Índia: 7 pessoas
Albânia: 14 pessoas
China: 10 pessoas
Dinamarca: 4 pessoas
Alemanha: 6 pessoas
Holanda: 2 pessoas
Nova Zelândia: 12 pessoas
Malásia: 2 pessoas.
Texto: Nilsson Neto
Foto: divulgação/CNN Brasil